Cinema nacional de graça em Florianópolis

Um cabeleireiro, vendedores de cachorro quente e um adolescente lutando com o celibato, o que eles podem ter em comum? Em clima de euforia de copa, o Cineclube Ieda Beck apresenta curtas-metragens que jogam com o esporte que fascina e enlouquece o Brasil.

São documentários e ficções de MT, RJ e SC. Então venha comemorar na telona esses gols do cinema brasileiro, no novo local do Cineclube Ieda Beck: o Instituto Arco Iris, entre os charmosos botecos da histórica Travessa Ratclif.

OS FILMES

UNIDO VENCERÁS
documentário de Pedro Asbeg / Raça Filmes, 2002, RJ, 10’
SINOPSE: O que há de mais valioso para um clube de futebol? Seus títulos, sua tradição, seus craques? 90 minutos são suficientes para percebermos que, para o América Futebol Clube, sua maior riqueza são os seus torcedores, apaixonados e fiéis.

DOGÃO CALABRESA
documentário de Pedro Asbeg / Raça Filmes, 2003, RJ, 16’
SINOPSE: Morumbi, dezembro de 2002, final do Campeonato Brasileiro de Futebol. Enquanto Corinthians e Santos se enfrentam em campo, do lado de fora do estádio, algumas pessoas experimentam um jogo diferente.

COMPROMETENDO A ATUAÇÃO
ficção comédia de Bruno Bini, 2006, MT, 17’
SINOPSE: Wallace é um jogador de futebol com um dilema. Aos dezoito anos, tem a chance de ser convocado para um time de primeira divisão. Mas isso vai depender de muito preparo, muita concentração e nada de sexo antes do jogo.

MEMÓRIAS DE UM GUERRILHEIRO
documentário de Felipe Nepomuceno , 2005, RJ, 10’
SINOPSE: Documentário produzido a partir das memórias de Adhemar Bianchini, ex-jogador de futebol, que jogou ao lado de Mané Garrincha e Pelé.

MAURO SHAMPOO
documentário de Leonardo Cunha Lima & Paulo Henrique Fontenelle, 2005, RJ, 20’
SINOPSE: A inacreditável odisséia do pior time do mundo e de seu maior craque: um cabeleireiro. Um homem que tem um coração de ouro, uma tesoura de aço e uma perna de pau: Mauro Shampoo. Além de cabelereiro e ex-jogador de futebol, ficou famoso por jogar no Ibis Sport Club conhecido como o Pior Time de Futebol do Mundo.

O TÚNEL AZUL
documentário de Maycon Melo e Matias Godio, 2009, SC, 21’
SINOPSE: 2008 foi o ano de acesso do clube catarinense Avaí FC a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. Após 29 anos, torcedores, jogadores e dirigentes do clube vivenciaram e comemoraram a conquista para a participação na elite do futebol nacional. O Túnel Azul mostra parte da atmosfera que envolve a dimensão pública e ao mesmo tempo particular dos atores envolvidos nesse evento.

O QUE: sessao do Cineclube Ieda Beck "Bola na Área"
QUANDO: quarta, 23 de Junho, as 19h
ONDE: Instituto Arco-Iris. Travessa Ratclif, 56 (esquina com Joao Pinto, no entro velho, perto do terminal antigo)
QUANTO: Entrada Franca e livre