Audiência Pública: Vereadores debaterão greve de ônibus

O plenário da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quinta-feira, 24, a realização de uma audiência pública sobre a situação do transporte coletivo da Capital. O serviço passa atualmente pelo estado de greve de motoristas e cobradores rodoviários, que reivindicam a valorização da categoria.

O debate, proposto pelo vereador João Alfredo (PSOL), vem mediar a abertura de uma mesa de negociação entre a categoria, empresários e a Prefeitura de Fortaleza. No requerimento, o parlamentar destaca a falta de condições de trabalho dos motorista e cobradores: jornadas de trabalho exaustivas, assédio moral, salários sem reajuste nos últimos 10 anos, além do exercício de dupla função, como tem alegado a classe.

“Nós queremos voltar pra mesa de negociação, pois numa greve só quem perde é a população”, colocou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro), Domingos Gomes Neto.

Reunião

Após a sessão vereadores se reuniram na galeria Dom Hélder Câmara com a categoria. O líder da prefeita, vereador Acrísio Sena (PT) salientou o interesse da Prefeitura em resolver o situação, frisando que não haverá aumento da passagem.

O parlamentar falou da importância de debater a situação com o núcleo de Governo do Município, que contará com a mediação da Câmara por meio da Comissão de Transportes da Casa e da Comissão Especial que acompanha a greve. A classe pediu um encontro urgente, tendo em vista a suspensão da greve por liminar judicial. Como colocou Acrísio, o encontro poderá ocorrer na próxima semana, mas que precisaria de uma resposta do núcleo sobre a data e horário.

A conversa com a categoria contou com a participação dos vereadores João Alfredo (PSOL), Carlos Dultra (PSDB), Plácido Filho (PDT), Verônica Gurgel (PTN), Eliana Gomes (PCdoB), Dr. Ciro (PTC), Carlos Mesquita (PMDB).

Fonte: Câmara de Fortaleza