Folha diz que Álvaro Dias (PSDB-PR) será o vice de Serra
A Folha Online noticia nesta sexta-feira (25) que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) será o vice na chapa encabeçada pelo também tucano José Serra. A notícia surpreende porque Dias não possui nenhuma das características que a oposição buscava num vice. Os oposicionistas sempre opinaram que, perdida a chance de ter Aécio Neves na chapa, o nome alternativo deveria, preferencialmente, ser de um partido aliado, ser do Nordeste e ser um vice discreto. É tudo o que Álvaro Dias não é.
Publicado 25/06/2010 13:21
Além de ser da região Sul, onde Serra, por enquanto, está liderando, Dias é do próprio PSDB e tem se revelado, nos últimos anos, um oposicionista ferrenho do governo Lula, um senador de língua solta que não mede muito suas palavras. Caso a notícia da Folha se confirme, o PSDB terá muitas explicações a dar aos aliados, especialmente ao DEM que reivindica a vaga de vice.
Veja abaixo a íntegra da matéria publicada hoje na Folha Online:
CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO
O senador tucano Álvaro Dias (PSDB-PR) será o vice do correligionário José Serra na chapa presidencial que disputará as eleições deste ano.
Fontes do PSDB ouvidas pela Folha já dão como certa a escolha de Dias para a vaga, que, conforme revelou o "Painel" da Folha na última quinta-feira, já vinha pressionando a cúpula do partido para ocupar a vice.
Por meio do microblog Twitter, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, adiantou a informação: "Falei agora com o Sergio Guerra [presidente nacional do PSDB]. O vice será o Álvaro Dias", disse.
Sergio Guerra, porém, também pelo Twitter, afirmou que o PSDB está "consultando líderes e presidentes dos partidos aliados" para decidir o candidato a vice-presidente.
A escolha do senador paranaense vai contra os interesses do DEM, principal aliado do PSDB no plano nacional. Os democratas tentavam evitar uma chapa puro-sangue tucana para emplacar nomes como o deputado José Carlos Aleluia (BA) ou Valéria Pires Franco (PA), vice-presidente do partido.
A estratégia do PSDB ao escolher Dias para a vice de Serra tem também como objetivo ajudar a apagar incêndios nos palanques regionais do presidenciável tucano. No Paraná, terra do senador, seu irmão, Osmar Dias (PDT), cogita concorrer ao governo do Estado em aliança com o PT da candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff.
Agora, porém, a tendência é que Osmar recue nas intenções em se lançar candidato a governador para tentar uma vaga ao Senado ao lado do pré-candidato ao governo do Paraná Beto Richa (PSDB).