Sem categoria

Câmara mantém deputado federal em primeiro lugar na urna

Nas eleições deste ano, o eleitor vai escolher primeiro o deputado federal, depois o deputado estadual e, na sequência, senador; governador e presidente da República. Na noite desta quarta-feira (23), a Câmara votou uma nova ordem no aparecimento dos candidatos na urna eletrônica.

Até dezembro de 2008, o deputado federal era o primeiro cargo a ser votado na urna eletrônica, mas uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano mudava a sequência e o deputado estadual passava a figurar em primeiro lugar. Com a aprovação do projeto, o deputado federal volta a ser o primeiro cargo a receber votos na urna eletrônica.

O projeto do deputado Milton Monti (PR-SP), que segue agora para votação no Senado, inverte novamente essa ordem. Os demais cargos permanecem na sequencia igual à estabelecida pelo TSE: senador e suplentes; governador e presidente da República.

“É tradição que a foto do candidato a deputado federal anteceda aos demais candidatos", justifica o autor da proposta.

Para o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), a medida é importante para manter uma regra vigente em outras eleições. “Quanto menos tumulto, quanto menos alterar uma regra vigente melhor. Por isso estamos de acordo para a manutenção da ordem de votação observada em muitos processos eleitorais”, disse Ferro.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), mais importante do que mudar a ordem na qual aparecem os candidatos na urna eletrônica é fazer alterações “no financiamento de campanhas” e nas “estruturas partidárias”.

Antes da votação, o presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP) informou ao Plenário que recebeu uma ligação do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, na qual manifestou preocupação com a mudança proposta pelo Parlamento. Isso porque, segundo Lewandowski, já existem 400 mil urnas programadas com a configuração estabelecida pelo tribunal.

De Brasília
Com agências