Sem categoria

Venezuela expropria 11 plataformas de petróleo norte-americanas

A Venezuela anunciou que vai estatizar 11 plataformas de petróleo da americana Helmerich & Payne. Segundo o governo Chávez, a empresa está boicotando a produção venezuelana de petróleo.

Na quarta-feira à noite, o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, que acumula o cargo de presidente da estatal de petróleo, PDVSA, disse que a estatização é uma resposta a empresas que se opõem ao governo Chávez e que agem para minar a produção de petróleo. A produção nacional vem caindo nos últimos anos.

"Há um grupo de donos de plataformas que vem se negando a negociar com a PDVSA os pagamentos pelos serviços e que tem preferido manter esses equipamentos encostados há um ano em Anaco, no Estado de Anzoátegui", disse o ministro. "Esse é o caso específico da Helmerich & Payne. Não vamos permitir que eles sabotem nossas operações."

Segundo Ramírez, com a estatização o governo pretende ampliar a produção de petróleo no país. A estatização das plataformas precisa ainda ser aprovada pela Assembleia Nacional — onde o presidente Hugo Chávez tem maioria. O governo vinha alertando que empresas com equipamentos parados poderiam ser alvo de estatizações. No ano passado, mais de 60 empresas de prestação de serviços do setor do petróleo passaram para o controle do Estado, enquanto a Helmerich & Payne paralisou suas plataformas.

Da Redação, com agências