Forró Caju é uma festa de todos os ritmos

Xote, xaxado e baião são os ritmos mais conhecidos do forró tradicional. Eles ainda estão são bastante comuns entre os forrozeiros e está presente no Forró Caju, porém essa grande festa tem sido marcada pelo forró conhecido como "rala coxa", o acelerado ritmo paraense, chamado de calypso, e o arrocha, considerado a sensação do momento.

O casal de amigos Matheus Ribeiro e Drielle Fernandes prefere a pegada mais forte do forró. "Nós gostamos de dançar em um ritmo mais acelerado e cheio de coreografias, com passos que nos levam de um lado para o outro. Mas é verdade que não dispensamos o bom e velho ‘dois pra lá e dois pra cá'", revelam.

Tradição e modernidade

Nessa edição do Forró Caju foram garantidas tanto a tradição do autêntico forró pé-de-serra quanto o eletrônico. Foi justamente essa característica que garantiu a diversidade de expressões culturais no evento.

"Nós curtimos todos os ritmos e dançamos todas as formas possíveis do forró, mas o autêntico forró de ‘pé de ouvido' é o mais gostoso. Nada melhor do que dançar agarradinho, de rosto colado. Isso só o autêntico forró permite", confessa o casal Luiza Oliveira e França Santiago.