PCdoB-BA aprova 42 candidaturas e apoio a Jaques Wagner

O lema “Avançar nas mudanças na Bahia e no Brasil” marcou a Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB,realizada na manhã neste domingo (27/6), no Centro de Convenções em Salvador. O partido oficializou o apoio a Jaques Wagner (PT) para governador, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) para o Senado e referendou suas 42 candidaturas à Assembleia Legislativa, além de três candidaturas à Câmara dos Deputados.

Convenção PCdoB BA

Aprovada a coligação com os outros seis partidos que integram a frente política na Bahia (PT, PSB,PDT, PP, PRB e PSL) para a chapa majoritária e para a disputa à Câmara, as atenções se concentram na chapa de deputados estaduais e na definição da coligação com o PSB, como prefere o PCdoB, ou chapa própria.“A chapa de deputados e deputadas estaduais é representativa da força que o partido tem nas categorias, no movimento juvenil, no movimento social e no interior” destacou o presidente do partido na Bahia, Daniel Almeida, ao final da Convenção Eleitoral Estadual.

A lista destaca lideranças de Salvador e nomes em ascensão no interior. “O lançamento de candidaturas dos mais diversos setores e regiões do estado, corresponde à expansão do partido na Bahia”, acrescentou Almeida.

O PCdoB tem se posicionado pela necessidade de se buscar maior interlocução com os partidos e contra os adiamentos das decisões, principalmente, no que se refere às coligações para deputado estadual. Para as eleições proporcionais de deputado estadual, a perspectiva é de que os sete partidos da base aliada de Wagner – além do PT e PCdoB, PSB, PDT, PP, PRB e PSL – se dividam em duas ou três coligações.

A Convenção Eleitoral do PCdoB-BA delegou ao Secretariado Estadual a definição, em última instância, da melhor opção para a chapa de candidaturas a deputado estadual, com possibilidades de fazer coligações favoráveis ao PCdoB e mesmo de ampliar o número de candidatos e candidatas, até o prazo legal. “Estamos preparados para uma chapa própria com o desafio de ampliar a nossa bancada na Assembléia Legislativa, que hoje é de três e passaria, na nossa expectativa, para quatro ou cinco deputados”, afirmou o presidente estadual do partido.

Para deputado federal, o PCdoB sai em coligação em “chapão” dos sete partidos. “A vantagem é que todos farão uma campanha com discurso unificado, concorrerão em igualdade de condições e se beneficiarão da chapa majoritária com o voto de legenda”, acredita Almeida. “A campanha vai bater muito no’13’, e isso traz uma grande quantidade de votos de legenda para deputado federal”, ratificou.

Além do próprio Almeida e de Alice Portugal, ambos em seu segundo mandato na Câmara, o partido lança também Edson Pimenta, atual deputado estadual, com a perspectiva de eleger os três postulantes. “Precisamos crescer e eleger uma bancada federal mais expressiva para desempenhar um papel de maior protagonismo nesse debate, tanto local quanto nacional. E temos plenas condições de alcançar esse objetivo”, pontuou Daniel Almeida.

Ao fim da Convenção, parlamentares, candidatos e lideranças do partido se uniram aos representantes do PT, PSB, PDT, PP, PRB e PSL no ato conjunto de apoio às candidaturas de Wagner (PT) e Dilma Rousseff (PT). “Estamos, nessa Convenção, materializando os objetivos que traçamos para a batalha eleitoral deste ano: eleger Dilma, eleger Wagner, crescer o partido e, na Bahia, ampliar a bancada federal e a estadual”, finalizou Almeida.

De Salvador,
Camila Jasmin