PCdoB-PR aprova 11 candidaturas para eleição de outubro
O PCdoB paranaense realizou com grande animação e clima de unidade a sua Convenção Eleitoral Estadual neste domingo.
Publicado 28/06/2010 14:07 | Editado 04/03/2020 16:54
Chico Brasileiro e Ricardo Gomyde buscam uma cadeira na Câmara Federal
Com o salão do Hotel Condor, na Capital do Estado, completamente lotado, os comunistas aprovaram a participação de 09 candidatos a Assembléia Legislativa e 02 candidatos a Câmara Federal.
Participaram do evento mais de 300 militantes e delegados de todo o Paraná, além de lideranças do movimento estudantil, sindical, esportivo e outros. Representou o Comitê Central do PCdoB o Secretário Nacional de Mídia, jornalista Altamiro Borges.
Para a eleição majoritária, o PCdoB aprovou que o candidato do Partido no Estado para o Palácio Iguaçu será o candidado de Dilma Rousseff e ainda irá requerer um espaço majoritário nas candidaturas ao Senado Federal. O presidente estadual do Partido, Milton Alves deixa claro: “Apesar da indefinição no quadro das candidaturas majoritárias, continuamos com o mantra do PCdoB: palanque único para Dilma no Paraná.”
O Partido aprovou uma Carta política que será apresentada aos partidos alidados e aos candidatos ao governo e senado que integrarem a chapa apoisada pela PCdoB. Leia a seguir:
CARTA POLÍTICA DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
Aos candidatos majoritários ao Governo Estadual – governador e vice-governador – aos candidatos ao Senado da República e aos partidos aliados
O PCdoB defende um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento como fundamento programático para um salto de qualidade no desenvolvimento econômico-social do Brasil. No governo do Presidente Lula aprofundou-se a democracia, afirmou-se uma política externa independente, de busca de integração regional e foi implementado um conjunto de programas sociais para amplas camadas do povo. Ao lado destas e outras conquistas, prevalece ainda uma política econômica híbrida que conjuga elementos desenvolvimentistas com elementos ortodoxo-liberais. Apesar da manutenção de aspectos limitadores, o país atravessa um momento de vigoroso crescimento econômico.
Uma realidade muito diferente dos anos do neoliberalismo, que atrasaram em muito o desenvolvimento do país. As forças conservadoras e neoliberais, aglutinadas pelo PSDB, DEM e PPS, e a grande mídia, lutam de forma desesperada para retomar o governo da República, procurando confundir e dividir o povo e relativizando os êxitos alcançados pelo governo de Lula. Uma tarefa inglória e fadada ao fracasso.
O PCdoB não medirá esforços para assegurar uma terceira vitória do povo, elegendo Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer(PMDB). Para isso, é necessário um grande campanha popular, envolvendo o povo no debate político, defendendo as conquistas alcançadas e apontando o caminho para o avanço.Também é necessário aumentar as bancadas no Senado, na Câmara Federal e conquistar governos estaduais do campo progressista e popular.
No Paraná, as forças partidárias da base de sustentação e apoio ao Presidente Lula devem reproduzir o mesmo arco de alianças e formular um programa comum, sintonizado com as transformações em curso no país.
Neste sentido, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PR apresenta alguns eixos políticos para a formulação de um futuro programa de governo da aliança na disputa pelo governo do estado.
- Promover política de fortalecimento dos serviços e empresas públicas, eliminando todo o mecanismo de privatizações, terceirizações, OS, ainda presentes na gestão do Estado; Fortalecendo o SUS; Convocando concursos públicos para os setores essenciais da gestão pública, saúde, segurança, educação, cultura, meio ambiente, entre outros.
- Implementação de zoneamento econômico-ecológico no Paraná, de forma a promover desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental, combatendo todo o processo de privatização dos recursos naturais.
- Defesa e o aprofundamento da democracia participativa (conselhos, conferências, diálogo permanente do governo com os movimentos sociais)
- Expansão dos programas sociais no estado (leite das crianças, luz fraterna, programas de geração de renda e entre outros)
- Fortalecimento da TV Educativa e sua transformação em emissora pública, com a formação de um conselho gestor composto por representantes da sociedade civil
- Manutenção da política de salário mínimo regional
- Criação da Secretaria Estadual de promoção de políticas públicas para as mulheres
- Fortalecimento e expansão do ensino técnico-profissional no âmbito da rede estadual de ensino
- Políticas de proteção e de elevação permanente das condições de vida de populações originárias de indígenas, quilombolas, ribeirinhos…
- Adoção de mecanismos de incentivo, assistência e crédito a agricultura familiar
- Criação de um sistema público estadual de integração da rede de transportes, recuperando o planejamento no setor e integrando os modais rodoviários, ferroviários e portos públicos
- Implementação de políticas públicas e programas permanentes de governo para as regiões mais deprimidas economicamente e com baixo IDH, em especial as regiões do Vale do Ribeira, litoral, norte pioneiro e etc…
Convenção Estadual Eleitoral do PCdoB
Curitiba, 27 de junho de 2010