PCdoB-PR aprova 11 candidaturas para eleição de outubro

O PCdoB paranaense realizou com grande animação e clima de unidade a sua Convenção Eleitoral Estadual neste domingo.

Chico Brasileiro e Ricardo Gomyde buscam uma cadeira na Câmara Federal

Com o salão do Hotel Condor, na Capital do Estado, completamente lotado, os comunistas aprovaram a participação de 09 candidatos a Assembléia Legislativa e 02 candidatos a Câmara Federal.

Participaram do evento mais de 300 militantes e delegados de todo o Paraná, além de lideranças do movimento estudantil, sindical, esportivo e outros. Representou o Comitê Central do PCdoB o Secretário Nacional de Mídia, jornalista Altamiro Borges.

Para a eleição majoritária, o PCdoB aprovou que o candidato do Partido no Estado para o Palácio Iguaçu será o candidado de Dilma Rousseff e ainda irá requerer um espaço majoritário nas candidaturas ao Senado Federal. O presidente estadual do Partido, Milton Alves deixa claro: “Apesar da indefinição no quadro das candidaturas majoritárias, continuamos com o mantra do PCdoB: palanque único para Dilma no Paraná.”

O Partido aprovou uma Carta política que será apresentada aos partidos alidados e aos candidatos ao governo e senado que integrarem a chapa apoisada pela PCdoB. Leia a seguir:

CARTA POLÍTICA DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

Aos candidatos majoritários ao Governo Estadual – governador e vice-governador – aos candidatos ao Senado da República e aos partidos aliados

O PCdoB defende um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento como fundamento programático para um salto de qualidade no desenvolvimento econômico-social do Brasil. No governo do Presidente Lula aprofundou-se a democracia, afirmou-se uma política externa independente, de busca de integração regional e foi implementado um conjunto de programas sociais para amplas camadas do povo. Ao lado destas e outras conquistas, prevalece ainda uma política econômica híbrida que conjuga elementos desenvolvimentistas com elementos ortodoxo-liberais. Apesar da manutenção de aspectos limitadores, o país atravessa um momento de vigoroso crescimento econômico.

Uma realidade muito diferente dos anos do neoliberalismo, que atrasaram em muito o desenvolvimento do país. As forças conservadoras e neoliberais, aglutinadas pelo PSDB, DEM e PPS, e a grande mídia, lutam de forma desesperada para retomar o governo da República, procurando confundir e dividir o povo e relativizando os êxitos alcançados pelo governo de Lula. Uma tarefa inglória e fadada ao fracasso.

O PCdoB não medirá esforços para assegurar uma terceira vitória do povo, elegendo Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer(PMDB). Para isso, é necessário um grande campanha popular, envolvendo o povo no debate político, defendendo as conquistas alcançadas e apontando o caminho para o avanço.Também é necessário aumentar as bancadas no Senado, na Câmara Federal e conquistar governos estaduais do campo progressista e popular.

No Paraná, as forças partidárias da base de sustentação e apoio ao Presidente Lula devem reproduzir o mesmo arco de alianças e formular um programa comum, sintonizado com as transformações em curso no país.

Neste sentido, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PR apresenta alguns eixos políticos para a formulação de um futuro programa de governo da aliança na disputa pelo governo do estado.

  1. Promover política de fortalecimento dos serviços e empresas públicas, eliminando todo o mecanismo de privatizações, terceirizações, OS, ainda presentes na gestão do Estado; Fortalecendo o SUS; Convocando concursos públicos para os setores essenciais da gestão pública, saúde, segurança, educação, cultura, meio ambiente, entre outros.
  2. Implementação de zoneamento econômico-ecológico no Paraná, de forma a promover desenvolvimento com sustentabilidade socioambiental, combatendo todo o processo de privatização dos recursos naturais.
  3. Defesa e o aprofundamento da democracia participativa (conselhos, conferências, diálogo permanente do governo com os movimentos sociais)
  4. Expansão dos programas sociais no estado (leite das crianças, luz fraterna, programas de geração de renda e entre outros)
  5. Fortalecimento da TV Educativa e sua transformação em emissora pública, com a formação de um conselho gestor composto por representantes da sociedade civil
  6. Manutenção da política de salário mínimo regional
  7. Criação da Secretaria Estadual de promoção de políticas públicas para as mulheres
  8. Fortalecimento e expansão do ensino técnico-profissional no âmbito da rede estadual de ensino
  9. Políticas de proteção e de elevação permanente das condições de vida de populações originárias de indígenas, quilombolas, ribeirinhos…
  10. Adoção de mecanismos de incentivo, assistência e crédito a agricultura familiar
  11. Criação de um sistema público estadual de integração da rede de transportes, recuperando o planejamento no setor e integrando os modais rodoviários, ferroviários e portos públicos
  12. Implementação de políticas públicas e programas permanentes de governo para as regiões mais deprimidas economicamente e com baixo IDH, em especial as regiões do Vale do Ribeira, litoral, norte pioneiro e etc…

Convenção Estadual Eleitoral do PCdoB

Curitiba, 27 de junho de 2010