Sem categoria

Cine Mais Cultura oferece filmes para ajudar no aprendizado

Todas as 87 escolas públicas de Ensino Médio do Distrito Federal vão receber o Programa Cine Mais Cultura. O cinema será usado como um recurso pedagógico nas aulas de português. Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a iniciativa, que usa o cinema como recurso no processo de aprendizagem interdisciplinar, irá estimular o conhecimento e a formação da capacidade crítica dos estudantes.

A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação entre o Ministério da Cultura e o Governo do Distrito Federal para instalação do Cine Mais Cultura foi realizada no Centro de Ensino Médio 3, em Ceilândia, cidade a cerca de 30 km de Brasília, na última quarta-feira (30).

Para a secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meireles, é um desafio do Programa Mais Cultura de transformar as escolas em Centros Culturais: "Que vocês possam vir assistir filmes, debatê-los, mas também trazer seus pais e amigos", afirmou.

Além do equipamento – o kit do Cine Mais Cultura – telão, retroprojetor, caixas de som e 700 filmes -, os professores receberão capacitação por meio de oficinas. Até o final de agosto, todas as escolas do DF terão sido contempaladas.

O diretor do Centro de Ensino Médio 3, Antônio Carlos Chaul, disse ser fundamental o processo de aprendizagem por meio de recursos audiovisuais e que a escola tem sorte por ser a primeira atendida, pois a partir do próximo semestre os alunos irão trabalhar com a produção de vídeos: "Nós estamos com um projeto que os alunos irão fazer curtas-metragens. Para as escolas e para os alunos será um ganho muito grande a implantação do Programa".

Mais de 800 Cines Mais Culturas já foram implantados em todo o país por meio de editais e convênios estabelecidos com prefeituras e sociedade civil. A meta é alcançar a marca de 1,6 mil até o fim deste ano.

Com informações do MinC