Sem categoria

Lula viaja à África e participa da final da Copa do Mundo

O presidente Lula embarcou nesta sexta-feira (2), depois do jogo da Seleção Brasileira, para uma viagem de dez dias à África. Lula assistirá à partida final do Mundial de Futebol na qualidade de chefe de Estado do país anfitrião da próxima Copa do Mundo. A última viagem de Lula pela África como presidente incluirá visitas a Cabo Verde, Guiné Equatorial, Quênia, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul.

No sábado (3), Lula participa da primeira cúpula entre Brasil e a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), na qual ratificará a aposta de seu Governo na cooperação com a África. Na quinta-feira da próxima semana (8), quando chegar a Pretória, na África do Sul, o presidente participará da cerimônia em que será apresentado o logotipo da Copa de 2014, a ser realizada no Brasil.

Na sexta-feira (9), Lula terá um encontro com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, com quem tem prevista a assinatura de um acordo para o estabelecimento de uma aliança estratégica entre os dois países. E, no domingo (11) assistirá à cerimônia oficial do Mundial de futebol e à partida final.

Fazem parte da comitiva de Lula na visita aos países africanos os ministros de Relações Exteriores, Celso Amorim, da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, e da Secretaria da Igualdade Racial, Eloy Ferreira. Os ministros do Esporte, Orlando Silva, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Turismo, Juca Ferreira, se juntarão à comitiva na África do Sul.

Prioridade para África

Em entrevista coletiva concedida pelo Porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach, na quinta-feira (1o), ele falou sobre a agenda do Presidente Lula na viagem à África. Sobre a Cúpula Brasil-Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), ele disse que “a realização da Cúpula Brasil-Cedeao é emblemática do reforço das relações do Brasil com aquele bloco de países. Desde o início do governo do presidente Lula, a prioridade conferida à África passou a ser política de Estado, respaldada por ações concretas. Com base nas suas experiências bem-sucedidas, o Brasil deseja ser parceiro dos países daquele continente em projetos de desenvolvimento.”

A reunião deverá criar oportunidades para a cooperação para o desenvolvimento, investimentos e financiamento de projetos em campos como agricultura, infraestrutura e energias renováveis.

Em todos os países, Lula se encontrará com os Presidentes e Chefes de Estado, com quem pretende assinar acordos comerciais, e participará de eventos envolvendo os dois países, como o Encontro Empresarial Brasil-Guiné Equatorial, o Seminário Empresarial Brasil-Quênia, e o Encontro Empresarial Brasil-Tanzânia. Neste último, ele fará visita ao pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Comércio de Dar es Salam. Também em Zâmbia, ele participa do Seminário Empresarial Brasil-Zâmbia.

A visita do presidente Lula à África dará continuidade ao processo de intensificação das relações bilaterais, que foi impulsionado pela abertura de embaixadas do Brasil nesses países. A visita do presidente Lula será a primeira de um chefe de Estado brasileiro a Zâmbia, assim como a Guiné Equatorial, ao Quênia e à Tanzânia.

Quando retornar de viagem, o Presidente Lula deverá voltar para o Palácio do Planalto. Durante sua ausência, será feita a transferência do gabinete presidencial, hoje instalado no Centro Cultural Banco do Brasil. O presidente retorna da viagem no dia 12 de julho e volta a despachar no Planalto, que esteve em reforma há mais de um ano.

De Brasília
Márcia Xavier