PCdoB de Pernambuco define plano eleitoral

Na última quarta-feira (30), o PCdoB pernambucano realizou sua Convenção Eleitoral e participou do ato político da candidatura majoritária. O evento, que reuniu cerca de 300 militantes de todo o estado, garantiu sua finalidade homologando as candidaturas que irão concorrer às eleições estaduais de 2010.

convenção estadual

Na mesa dos trabalhos quem fez a apresentação do projeto político foi o presidente estadual do partido Alanir Cardoso, junto ao secretário de Organização José Berttotti. Os membros da direção estadual Ane Cabral e Sueli Santiago e a vice-presidente do PCdoB, Luciana Santos, também compuseram a mesa.

 
  Cardoso destaca "caráter histórico" destas eleições

“A batalha eleitoral deste ano terá caráter histórico para nosso povo, vamos continuar avançando. O Brasil encontrou e retomou o crescimento da economia e aqui em Pernambuco a realidade não é diferente, o Estado experimenta a experiência de um processo de desenvolvimento econômico extraordinário”, disse Alanir Cardoso.

Com a participação democrática dos delegados foi definido o apoio à reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) e a sua coligação majoritária, como também aos candidatos do senado Humberto Costa e Armando Monteiro Neto. Também ficou confirmada a lista dos candidatos a deputado federal e estadual e suas coligações: sendo a ex-prefeita de Olinda Luciana Santos e o deputado estadual Nelson Pereira candidatos a deputado federal e os vereadores Luciano Siqueira e Vicente Andre Gomes, o deputado estadual Luciano Moura, o vereador de Alagoinha Augusto Simões, o ex-presidente da CHEAB e URB-Recife Jorge Carreiro e o vice-prefeito da cidade de Bezerros Carlos Francisco, os candidatos a deputado estadual.
  

 
  Luciana: Comunistas têm grande responsabilidade

Por fim, representando a direção nacional, a
vice-presidente do Partido Luciana Santos falou sobre o plano político e sobre o desenvolvimento que o Brasil conquistou com o presidente Lula. “Estamos passando por um momento especial na história brasileira, onde nós comunistas temos a grande responsabilidade de aprofundar as mudanças que o Brasil já vem realizando", disse.

Apesar da crise financeira, Luciana lembrou que "Pernambuco tem sido a locomotiva do Brasil com essa grande quantidade de empreendimentos, é um dos epicentros do desenvolvimento nacional, por isso tem se destacado". Mas, salientou,  "nessa campanha nós precisamos estar com o olhar atento para firmar o debate de idéias, nós é quem temos a condição de qualificar o debate. Somos os militantes mais preparados para isso. Este é o nosso papel".

Ato político da coligação

 
Dez mil comparecem à convenção  

Mais de dez mil pessoas de toda parte de Pernambuco marcaram presença no ato político da Majoritária na tarde da ultima quarta-feira. A convenção da frente popular de Pernambuco contou com a participação de 15 partidos e, entre eles está o PCdoB-PE que foi representado na tribuna pelos candidatos a deputado (a) federal Nelson Pereira e Luciana Santos, os candidatos a deputado estadual: Augusto Simões e Luciano Moura e o presidente do partido, Alanir Cardoso.

Na ocasião, os candidatos que estavam representando o PCdoB discursaram sobre o momento político pernambucano. “Eduardo você é a expressão das lutas de Pernambuco. Você elevou nosso Estado e passou pela crise arrancando desenvolvimento. A diferença dessa chapa será essa militância aguerrida que vai lutar pela continuação deste desenvolvimento. O meu partido, o PCdoB, é um partido glorioso que tem me ajudado ao longo da minha história, além de erguer a bandeira do comunismo e do socialismo. Estamos juntos com você. Firme na Luta!”, expressou Luciana Santos.

Já o candidato Nelson Pereira, reafirmou o compromisso de prosseguir com o desenvolvimento iniciado por Lula. “Eu como deputado federal pretendo lutar para que nós elejamos nossos dois senadores, Humberto Consta e Armando Monteiro e o governador Eduardo Compos, como também uma vitoriosa bancada de deputados estaduais e federais, a fim de que este Estado seja grande para nossos filhos e netos,” concluiu Nelson.

Luciano Moura também contribuiu com sua declaração de consolidação em torno de dois grandes projetos para o povo brasileiro, que é o desenvolvimento iniciado com Lula e o avanço com Dilma. Em relação a Pernambuco ele afirmou que é importante eleger uma grande bancada a deputado federal e estadual porque nenhum governo pode governar sem a maioria. Já Augusto Simões, foi bem otimista e deu um palpite, “Eu tenho certeza que neste ano a nossa diferença será mais de um milhão de votos. Vamos seguir rumo à vitória junto com Eduardo Campos”.

O governador Eduardo Campos lembrou as grandes conquistas do Estado ao lado do Presidente Lula e ponteou o futuro em algumas tarefas essenciais. “Eu tenho três eixos fundamentais. Um é cuidar da qualidade de vida, dialogando com educação, saúde, mobilidade, saneamento, água… O outro eixo é a questão da economia, da nova e da velha economia, como adensar novas cadeias produtivas, como fazer inovação para melhorar a produtividade, como capacitar pessoas ligadas com o que vai acontecer no futuro da economia. O terceiro é a estruturação do Estado, que precisa avançar as políticas públicas voltadas para aqueles que mais precisam”. Eduardo Campos

Do Recife,
Elaine de Paula