Capistrano: George Câmara, um verdadeiro parlamentar.

A presença de George no parlamento municipal orgulha a todos nossos que fazemos o PCdoB. George é um político ético, comprometido com o nosso povo, é um parlamentar preparado para os debates, na apresentação de propostas e no diálogo com os diversos seguimentos da sociedade potiguar. Ele tem sido uma presença marcante nas lutas da classe trabalhadora, tanto na capital como no interior do estado.

george lula
Sempre que falo no nome de George Câmara, em qualquer recinto, vem logo um elogio, alguém diz: esse é um político sério, conheço o seu trabalho, a sua luta, ele é um verdadeiro parlamentar.

George Câmara tem uma história de luta junto aos movimentos sociais e sindicais que lhe credencia para vida parlamentar. Ele faz política por convicção ideológica e compromisso com o nosso povo, isso o diferencia de muitos, não é o interesse particular que o move, mas sim o compromisso com as suas ideias, com a sua visão de mundo, com a democracia e com o coletivo.

São parlamentares como George Câmara que desmente a velha história de que todos os políticos calçam 40. Quem diz isso é quem deseja permanecer no poder, disseminando a ideia de que todos os políticos são iguais, afastam com esse argumento muitos da lide política, com isso deixando o espaço aberto para eles.

Os que denegri a imagem dos políticos, sem separar o joio do trigo, são os que fazem política dentro de uma visão monárquica, hereditária, aquela velha política que vai passando de pai para filho o comando do seu município ou do seu estado.

Basta dá uma olhadela no quadro das “lideranças” políticas do Rio Grande do Norte para constata essa realidade. A atividade política, aqui na terra potiguar, tem sido feita dentro do modelo das antigas capitanias hereditárias, é de pai para filho e, assim as oligarquias vêm controlando o poder político e econômico, aqui no estado, há séculos.

Quando escuto alguém dizer que não tem candidato, que não gosta de política, que todos os políticos são iguais, eu não me contenho, contesto imediatamente e digo: amigo você estar absolutamente enganado, analise os diversos candidatos que você encontrará gente séria e comprometida com o nosso povo, esses nomes geralmente não pertencem às famílias tradicionais do estado. Temos bons e sérios candidatos a todos os cargos em disputa nessas eleições de 2010, é só procurar que você encontra.

O pior analfabeto não é o que não sabe ler, mas sim, o analfabeto político, esse é um cancro dentro da coletividade, ele corrói as pilastras das transformações estruturais de uma sociedade. Todos sabem que a atividade político/partidária, no frigir dos ovos é responsável pela montagem de toda a estrutura de funcionamento de um país. São as políticas públicas que norteiam as atividades humanas em qualquer área (saúde, educação, esporte, cultura, segurança, emprego, etc.) e, são os políticos que planejam e executam essas políticas. A participação da população de um município, de um estado e de um país, na atividade política, é basilar para o bom desempenho da estrutura administrativa e das políticas públicas, sem a participação da maioria a tendência é a existência de um sistema governamental falho e dominado pelos de sempre.

Portanto, políticos como George Câmara, merecem todo o nosso apoio, George tem demonstrado à importância da atividade política. A sua atuação no parlamento prova que existem bons políticos e que a mudança no comportamento da classe política depende da escolha correta do eleitor, afinal de contas quem vota somos nós, quem escolhe os parlamentares somos nós, quem elege os dirigentes dos municípios, dos estados e do país somos nós, assim sendo, somos nós os responsáveis pelos eleitos.

Claro que não é fácil, existem, historicamente, o poder econômico e o interesse ideológico que controla o processo de mudança, com isso dificultando a existência de um processo eleitoral democrático que permita o surgimento de lideranças comprometidas com os interesses da classe trabalhadora. Mas, mesmo assim podemos, através do voto, mudar as estruturas políticas viciadas. Depende de nós.

No dia 3 de outubro o povo do Rio Grande do Norte terá mais uma oportunidade de mudar o quadro no parlamento, tanto na assembleia legislativa como no congresso nacional. Olhando os nomes que irão disputar as vagas ao congresso nacional e na assembleia legislativa do nosso estado, vejo a presença de bons candidatos, entre eles, para deputado estadual, o nome de George Câmara, um excelente nome, garantia de um bom desempenho no parlamento estadual. Esse eu garanto.
 

Antonio Capistrano foi reitor da Uern