Sem categoria

Polônia: Boca-de-urna dá vitória a Komorowski

As primeiras pesquisas de boca-de-urna divulgadas na Polônia indicam uma vitória do candidato Bronislaw Komorowski, com 51,% dos votos no segundo-turno das eleições presidenciais polonesas. O candidato da extrema-direita, Jaroslaw Kaczynski, teria alcançado 46,9% dos votos, segundo a pesquisa divulgada pelo canal público de televisão TVP.

A vitória de Komorowski contribuiu para a sedimentação do poder neoliberal na polônia, porque os dois cargos mais importantes como o de presidente e o de primeiro-ministro serão ocupados pelo mesmo partido, a Plataforma Cívica, que pretende acelerar as reformas econômicas neoliberais desenhadas no parlamento desde 2007.

Na Polônia, o presidente tem poder para vetar as decisões do Parlamento. O presidente anterior, Lech Kaczynski, que morreu num acidente aéreo em abril deste ano, utilizou inúmeras vezes o poder de veto.

Komorowski prega uma maior destruição da legislação social em prol de fortalecer traços da economia que provocarão uma dependência maior do país à União Europeia. Católico conservador (como o ultradireitista Kaczynski), casado e pai de cinco filhos, é considerado um moderado na católica Polônia.

Se os resultados forem confirmados, Komorowski assumirá a presidência pelos próximos cinco anos.

Da redação, com agências