Economia do Estado é destaque em palestra de Luciano

“Toda a riqueza que se produz em Pernambuco é fundamentalmente fruto da inteligência e da capacidade empreendedora do empresariado do Estado”, afirmou o vereador Luciano Siqueira (PCdoB) durante palestra proferida na sede do Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco.

Luciano Siqueira

O encontro aconteceu na Boa Vista, na segunda-feira (05) e integra o ciclo de palestras promovido pela entidade classista para debater questões sobre política e economia local e nacional.

Em sua explanação, o parlamentar destacou ainda o papel do setor de construção civil no desenvolvimento do Estado. “Esse pensamento moderno, avançado, sintonizado com a realidade do empresariado de Pernambucano é perceptível no setor de construção civil pernambucano, um setor importante, seja pelo dinamismo, seja pela importância social, pois é um dos que mais empregam no Estado e no País”.

Para Luciano Siqueira, essa visão moderna do empresariado da construção civil se traduz em dois sentidos: a defesa dos interesses do setor, onde pesa os interesses do conjunto da sociedade e o esforço no sentido de reduzir os acidentes de trabalho e a inovação tecnológica como instrumento de gestão. “Isso credencia o setor para o novo ciclo de oportunidades que se apresentam em Pernambuco e na Região”, destacou.

UNIDADE NA ECONOMIA

Segundo Luciano, o atual avanço do pensamento do empresariado local se contrapõe ao que ocorria em Pernambuco há quarenta anos atrás. “Há quatro décadas, o discurso que nós ouvíamos do empresário pernambucano não é o mesmo discurso ouvido agora. Em décadas passadas qual era o discurso do empresário pernambucano e nordestino? Era o discurso da região combalida, da região pobre e discriminada, um pedinte de recursos do Governo Federal, sem o mecanismo de controle na sua formação. Isso passou acredito em parte pelas mudanças concretas que se realizaram nessa ultimas décadas com a integração da economia regional com a economia do sudeste, que se completou a partir de 1970, passando a existir uma economia única no País”.

O parlamentar destacou ainda os avanços ocorridos no Brasil a partir do governo Lula. “Ganhamos uma extraordinária secretária nacional de Desenvolvimento Regional, que é Tânia Bacelar, que tem um papel destacado na formulação de uma política nacional de desenvolvimento regional, algo do qual nos beneficiamos hoje”, afirmou. De acordo com Luciano, foi com base nessa política que o presidente da Republica tomou decisões fundamentais para o novo ciclo desenvolvimento de Pernambuco, como a de instalar a Refinaria Abreu e Lima no Estado.

“No caso da refinaria de petróleo passamos uma década decidindo onde seria localizada, pois pelos critérios estreitamente técnicos ela não seria localizada no Complexo Portuário de Suape. Mas, a decisão do presidente de localizar a refinaria em Suape foi baseada na visão de que é preciso redistribuir o conjunto das atividades econômicas no território nacional. Com a refinaria se disponibilizaria o Estaleiro Atlântico-Sul e agora mais quatro estaleiros, a planta de poliéster e tudo mais, daí resultando a repercussão sobre as cadeias produtivas pré-existentes e novas cadeias produtivas que vão surgindo”, explicou.

Fonte: Site do Vereador Luciano Siqueira