Educação: Ceará supera metas e é o mais bem avaliado do Nordeste

O Ceará obteve o melhor resultado educacional Nordeste brasileiro. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os anos de 2007 e 2009. Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estudo mostra que foram superadas as metas projetadas para o período. É a primeira vez, na região, que o Estado lidera os indicadores de todas séries avaliadas.

No ensino fundamental (4ª série/5º ano), o Ideb alcançado em 2009, foi de 4,4, superior à meta projetada para 2013, que seria de 4,3. Nos anos finais do mesmo nível de ensino (8ª série/9º ano), o Ideb saiu de 3,5 em 2007, passou para 3,9 em 2009, e superou o que estava proposto para 2011(3,6). No ensino médio, o indicador alcançou 3,6, o previsto somente para o próximo ano.

O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos.

Conforme o Inep, no indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com foco em língua portuguesa e matemática.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seduc