Trabalhadoras da ECT-RJ realizam encontro estadual

A secretaria de Mulher do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) realizou, no dia 3, o 8º Encontro Estadual das Mulheres Ecetistas. Durante o dia, elas debateram conjuntura política, questões de gênero e raça, mundo do trabalho e violência contra a mulher.

Além das diretoras da secretaria da mulher, Edna e Alessandra, que comandaram as mesas de debates, o encontro contou com a coordenadora-geral da Unegro, Claudia Vitalino, com as coordenadoras da UBM, Raimunda Leone e Helena Piragibe, a presidente do PCdoB-RJ, Ana Rocha, a ex-diretora do SINTECT-RJ, Ana Zélia, e Jandira Feghali. O encontro ainda teve destacada participação das outras diretoras do Sindicato: Rosemeri de Farias, Neli Rezende, Karoline Gregório e Elizete da Silva.

A violência contra a mulher foi considerada como uma das grandes batalhas. Para Helena Piragibe, é preciso a mobilização das mulheres para que seja possível a conquista de mais direitos.

Para Ana Rocha, apesar dos avanços, a violência contra a mulher ainda persiste e a emancipação não é uma tarefa fácil. Para ela, as mulheres devem ter uma participação mais efetiva no espaço político.

Jandira Feghali destacou a luta das mulheres, as diferenças no trabalho, a discriminação e o preconceito, além de abordar as dificuldades daquelas que enfrentam a dupla ou até a tripla jornada. Da mesma forma, Raimunda Leone também destacou a necessidade de mais direitos para as mulheres nos locais de trabalho. Ao final, foram eleitas as delegadas para o encontro nacional das mulheres.