PCdoB baiano realiza 1º Encontro Estadual de Mulheres no dia 10

Neste sábado (10/7), a partir das 9h, na sede do Sindicato dos Comerciários, em Nazaré, será realizado o 1º Encontro Estadual de Mulheres do PCdoB, com a presença da secretária nacional de Mulheres do partido, Liége Rocha. A expectativa é de reunir em torno de 150 mulheres, de todo o estado e dos mais diversos segmentos, para um debate amplo e participativo.

“A importância do Encontro é inserir, efetivamente, a Bahia nos avanços que o PCdoB tem alcançado na inclusão de mulheres socialmente e constituir, a partir disso, avanços nas políticas municipais e estaduais, fortalecer a União Brasileira de Mulheres (UBM), e tratar do processo de emancipação; porque, emancipando as mulheres, emancipa-se toda a sociedade”, afirmou a secretária estadual de mulheres do PCdoB e coordenadora-geral da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, Alice Portugal.

De fato, o PCdoB é, proporcionalmente, o partido com maior número de mulheres deputadas no Congresso Nacional – dos 513 deputados, 45 são mulheres; cinco do PCdoB. É também marcante a inserção das comunistas no movimento sindical, de juventude e de negros. E, internamente, o partido sempre busca garantir a representação mínima de 30% de mulheres em suas direções.

“O Encontro será um momento importante do debate político sobre como o partido cresce mais na luta em defesa dos direitos das mulheres. Estamos certas de que, a cada dia, a temática da emancipação feminina fica mais consolidada entre nós, e sendo 2010 um ano eleitoral em que o PCdoB decidiu apoiar uma mulher para a Presidência da República, pedimos dedicação ainda maior para o êxito deste Encontro”, convocou a integrante da coordenação nacional da UBM e secretária estadual de Juventude do PCdoB, Daniele Costa.

Programação

A programação tem início com abertura solene; seguida de informe da secretária nacional de Mulher do PCdoB, Liège Rocha; e apresentação do planejamento da secretaria estadual de Mulheres, por Alice Portugal. Na parte da tarde, o tema é o fortalecimento da UBM na Bahia.

De Salvador,
Camila Jasmin