Enchente desativa cartórios eleitorais na Mata Sul

A três meses das eleições de 3 de outubro, três cartórios eleitorais estão sem funcionar em Pernambuco devido às chuvas e enchentes que afetaram a Zona da mata Sul de Pernambuco há pouco mais de uma semana. Os cartórios momentaneamente desativados são os de Palmares (37ª zona eleitoral), Água Preta (38ª) e Barreiros (42ª).

A situação mais grave é do Cartório de Palmares, onde a água chegou a 1,7 metro de altura e cujo local está completamente inviabilizado. Depois da enchente do Rio Una, computadores e documentos ficaram completamente cobertos de lama. "Houve perda praticamente total dos computadores e dos documentos", informou o coordenador de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Acácio Leite.

O Cartório de Palmares era uma espécie de quartel general de distribuição das urnas pela Mata Sul de Pernambuco. Agora o TRE-PE vai tentar procurar outro local para abrigar o escritório, enquanto as urnas da Mata Sul ficarão armazenadas e preparadas no Recife. Essa medida, segundo Acácio Leite, não deverá interferir no dia das eleições. "A situação vai ser corrigida a tempo", afirmou.

Na próxima semana, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral deverá vistoriar a situação dos cartórios da Mata Sul, que deverão ter apoio técnico especializado. "Virão equipes experientes, que já atuaram até no Timor Leste", contou Leite.

Os outros cartórios que estão paralisados não sofreram abalos no prédio, segundo o TRE. O de Água Preta responde pela coordenação eleitoral do município e também da vizinha Xexéu. O de Barreiros concentra a zona eleitoral correpondente a esse município e também ao de São José da Coroa Grande.

Fonte: JC Oline