Inácio reconhece avanços na educação e pede mais investimentos

Os avanços na área educação em todo o Brasil foi tema de pronunciamento do senador Inácio Arruda, esta semana (na última terça-feira), no Senado Federal. Mesmo entendendo que ainda é necessário muito trabalho para o país ter uma educação de qualidade, Inácio ressaltou os bons índices obtidos pelo Ceará no teste do IDEB e o crescimento do setor de formação técnica.

Ele destacou a atuação do ministro da Educação, Fernando Haddad, considerou que é preciso melhorar o salário dos professores, pediu mais investimentos para o setor e disse que o grande esforço agora e melhorar a educação infantil.

Inácio entende que não dá para resolver todos os problemas de uma só vez, mas fez questão de lembrar que esse avanço é fruto do acúmulo de um grande debate que a sociedade brasileira tem travado.

“Normalmente se diz: educação é coisa de palanque, é coisa de discurso, não se consegue materializar na prática quando os governos assumem. Mas estamos assistindo a essa materialização. No meu Estado, nós temos uma única universidade federal.

A segunda vai ser a UNILAB. Tínhamos uma única escola técnica federal. Agora nós multiplicamos por mais de 20 municípios. A própria universidade federal foi para o interior do Estado do Ceará”, enumerou.

Ao ressaltar o êxito do estado do Ceará no exame do IDEB, Inácio disse ser preciso ainda romper com muitas barreiras. E ressaltou o papel do Governador do Ceará, que estipulou como uma das grandes prioridades do seu governo a educação. “O investimento em educação, muitas vezes, não resulta em votação extraordinária para quem está à frente dessa tarefa, mas os efeitos positivos são grandiosos, principalmente quando se fala em aumento de oportunidades de trabalho e renda para povo de uma cidade”.

Inácio destacou também a atuação da Secretária de Educação do Estado do Ceará, Izolda Cela e de seus auxiliares, especialmente o Dr. Maurício, que é o Secretário Executivo, e de um jovem do PCdoB de Sobral, Joan Edesson, que trabalhou na organização da preparação dos professores. “Incansável, poeta, mas um poeta com os pés bem no chão, que destaca a educação como um fator de elevação da qualidade de vida do povo do nosso Estado”.

Segundo o senador, o Brasil inteiro avançou e o Ceará se destacou entre os estados do Nordeste. As metas superaram o que estava previsto para 2009. Já se alcançou na maioria dos Estados aquilo que era previsto, para 2011. “Isso é um êxito extraordinário, mas ainda estamos aquém”, afirmou, acrescentando que o esforço agora é para melhorar a Educação Infantil.

“Não se pode deixar que um filho de classe média, com um ano ou um ano e meio de idade, já esteja dentro da escola de qualidade, e o filho do trabalhador, do operário, do agricultor, do homem do campo só vá chegar a uma escola com cinco, seis anos. Precisamos superar essa barreira, ultrapassá-la. Isso exige metas, dedicação e esforço extraordinários”.

O Governador do Estado do Ceará, em acordo com o Ministro da Educação e o Presidente da República, resolveu transformar mais de cem escolas de ensino médio em escolas técnicas, proporcionando uma formação profissionalizante de qualidade para os jovens que precisam se inserir melhor na sociedade, conhecer bem a realidade e ter uma profissão. “Garantir educação de qualidade é a melhor forma de distribuir a renda, de distribuir a riqueza”, afirmou Inácio, lembrando que Educação é um grande investimento social.

Leia aqui a íntegra do pronunciamento

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda