Luciano Moura (PE) fala sobre mandato e desafios do PCdoB em 2010

Deputado estadual combativo e um dos maiores porta-vozes de Olinda, Luciano Moura faz uma avaliação do seu mandato (2006-2010), fala dos projetos de lei que encampou e analisa os desafios do PCdoB para este novo cenário político que se apresenta em 2010.

Luciano Moura - editada

Ele explica que a sua atuação é focada no que ele chama de “viragem” em relação às mudanças geopolíticas conquistadas no Brasil desde a eleição de Lula em 2002. “O nosso mandato atua em sintonia com a perspectiva de um arrojado projeto nacional de desenvolvimento. Isso tudo para proporcionar a verdadeira soberania nacional e a inclusão social permanente”, enfatiza Moura. O parlamentar estadual destaca que tem compromisso e responsabilidade perante os avanços sociais e econômicos que estão em via de implantação no Brasil e em Pernambuco.

No âmbito da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado ressalta a participação em frentes parlamentares que extrapolaram os limites do Estado, como é o caso da CPI da Celpe. “Esta Comissão Parlamentar gerou outra CPI em nível nacional sobre as privatizações das companhias elétricas estaduais. Recentemente, Pernambuco teve pela primeira vez, desde a privatização da Celpe, uma redução das tarifas, numa média de 10%”, comemora Luciano Moura.

Já a Frente Parlamentar de Esportes de Pernambuco (FPEPE) foi uma das primeiras do Brasil a serem implantadas (a primeira foi no Rio Grande do Sul, liderada pela comunista Manuela Ávila, também do PCdoB). Integrante da FPEPE, Luciano Moura destaca que só com esta instância é possível participar do Fundo Nacional de Esportes, que equivale à Lei Federal de Cultura (Lei Rouanet) para a área de cultura. “Articulamos também nossos parlamentares para lutar por uma maior distribuição regional de renda da própria Lei de Cultura. Temos que acabar com o monopólio do Sul/Sudeste, que hoje sozinhos levam 70% da verba federal para projetos culturais. Os outros 30% são para serem divididos entre o Norte, Nordeste e Centro Oeste”, reclama.

Momento político

Luciano Moura enfatiza que o PCdoB é um dos maiores protagonistas do êxito no qual o Brasil está vivendo. “O nosso foco é unir o povo brasileiro em torno da soberania nacional. Unir todas as forças. Desde a primeira candidatura de Lula, em 1989, já víamos que o país era plural e, portanto, precisava de uma ampla aliança. Uma prova disso é que as eleições presidenciais de 1989, 1994 e 1998 foram perdidas por causa de alianças estreitas. Quando fizemos uma ampla aliança, em 2002, vencemos a eleição”, avalia o deputado estadual.

Luciano Moura afirma que o PCdoB “enxerga longe” e tem um propósito maior que é implantar a transformação social do Brasil. “Hoje não é mais suficiente fazer apenas o que Lula faz. É preciso avançar. O PCdoB tem que ter um grande parlamento, sobretudo federal, pois precisamos ampliar a bancada para aumentar o nosso tempo de tevê, com a finalidade de conquistarmos projetos majoritários futuros. Tudo para garantir a luta de classes e para termos a representação política das idéias que o Partido tem para tornar o Brasil mais justo e igualitário”, analisa Moura.

Projetos de Luciano Moura para Saúde viram Leis em Pernambuco

Dois importante projetos do deputado Luciano Moura (PCdoB) foram aprovados pela Assembleia Legislativa e sancionados pelo governador Eduardo Campos, tornando-se leis estaduais. A primeira obriga os hospitais, maternidades e postos de saúde a terem em funcionamento um aparelho auto-desfibrilador e um funcionário habilitado para o manuseio. O auto-desfibrilador é um aparelho médico destinado à reanimação de pacientes com problemas cardíacos. A outra lei institui a “Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata”, que acontecerá no início de dezembro. A ação se dará através de campanhas de esclarecimento e da disponibilizarão do exame pela rede pública ou custeada pela mesma.

De Olinda,
Cristiano Jerônimo