Lugar de comunista é na disputa pelo voto

Numa reunião entusiasmante, com a participação de candidatos e convidados, o Comitê Regional do PCdoB-DF aprovou documento conclamando a atuação da militância na campanha eleitoral. "O Partido tem condições de eleger Messias deputado federal, numa boa coligação, e voltar a ocupar cadeiras na Câmara Legislativa, numa coligação com o PSB", festejou o presidente do PCdoB-DF, Augusto Madeira.

Leia o documento aprovado pelo Comitê Regional na noite de 9 de julho:

Messias de Souza (PCdoB) ao lado de Agnelo Queiroz e Cristovam Buarque, ambos do PT

“A vitória das forças democráticas, progressistas e populares em eleições presidenciais impulsionará a luta pela aplicação do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. A derrota, ou o êxito, eleitoral da tendência política avançada, ou circunstâncias políticas imprevisíveis, podem influir na trajetória e no nível das batalhas, na correlação de forças e nas condições de luta. Todavia, em qualquer situação, a transição ao socialismo deve ser o norte constante do PCdoB”

A campanha eleitoral teve início oficial no dia 6 de julho. Um dia antes, concluímos com êxito a fase de pré-campanha e formação de coligações eleitorais e da chapa majoritária. O PCdoB indicou o camarada Cláudio Avelar para suplente de Rodrigo Rollemberg (PSB) na campanha para o Senado, e estamos com Agnelo/Fillipeli (PT/PMDB), governador e vice, e ainda Cristovam Buarque (PDT) para o Senado. Participam da coligação 11 partidos: PT, PMDB, PDT, PSB, PCdoB, PRB, PTB, PPS, PRP, PTC e PHS. A chapa é a base de sustentação, o palanque único no DF da campanha de Dilma para a Presidência do Brasil.

Roriz (PSC) uniu as forças arrudistas e a base da candidatura Serra para presidente. Sua coligação é integrada pelo DEM, PSDB, PSC, PR, PP, PSDC, PMN, PRTB, PTdoB e PTS. Maria de Lourdes Abadia (PSDB) e Fraga (DEM) são os candidatos ao Senado. Além do seu prestígio pessoal, Roriz conta com bom tempo para propaganda no rádio e TV. Será uma eleição extremamente difícil e polarizada. O embate Agnelo x Roriz reproduzirá o embate Dilma x Serra em Brasília.

Para a Câmara Federal, integramos o grande esforço do PCdoB nacional de eleger uma bancada de cerca de 20 deputados. Lançamos a candidatura única de Messias 6565, para concentrar nossos esforços e recursos e garantir condições favoráveis de vitória. Formalizamos uma coligação com o PMDB, PTB, PRB e PRP, o que nos dá mais competitividade.

Para a Câmara Legislativa coligamos com o PSB, partido com o qual mantemos um bloco parlamentar na Câmara Federal. Temos grandes chances de eleger deputados distritais comunistas. A coligação lançou chapa completa, com 72 candidatos, dos quais 37 são do PCdoB, inclusive 12 mulheres – uma a mais das 11 que deveríamos indicar.

É uma questão política central a dobrada de todos os nossos candidatos a deputado distrital com Messias para federal. A força do nosso projeto vem dessa unidade. Eventuais dobradas de candidatos e candidatas à Câmara Legislativa com outros candidatos à Câmara Federal somente ocorrerão após autorização do Comitê Regional do PCdoB. Os caminhos da nossa vitória passam pela identidade política e pela união do Partido em torno do mesmo projeto, no Distrito Federal e no Brasil: eleger distritais, Messias deputado federal; Agnelo, governador; Cristovam Buarque e Rodrigo Rollemberg, senadores; Dilma presidenta do Brasil. A vitória está ao nosso alcance. A militância deve agarrar o desafio eleitoral com firmeza, entusiasmo, dedicação e disciplina.

O partido deve enfrentar coletivamente a questão crucial do financiamento do nosso projeto. Uma vez definida as candidaturas, a política de alianças e o engajamento da militância, a questão material joga papel decisivo para o nosso sucesso.

Agora é hora de todos participarmos da batalha eleitoral. Lugar de comunista é na disputa pelo voto para os candidatos do PCdoB.

• Todos devem participar da campanha com tarefa definida e de forma organizada.
• A força e o papel que teremos no futuro governo dependerá do nosso desempenho.
• À luta e à vitória, camaradas!

Comitê Regional do PCdoB-DF