Fórum de Comunicação na agenda dos movimentos sociais de Salvador
A construção de um Fórum Municipal de Comunicação e Políticas Públicas. Este foi uma das propostas debatidas no encontro de Comunicação e Políticas Públicas do Território de Salvador, realizado no último sábado (10/7), no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador. O evento contou com a participação de representantes de entidades do movimento social da cidade interessadas em discutir a comunicação como um direito humano fundamental.
Publicado 12/07/2010 19:12 | Editado 04/03/2020 16:20
O encontro elegeu ainda a delegação da capital para a 1ª Conferência de Comunicação e Políticas Públicas (Compop) do Território Metropolitano de Salvador (TMS), que acontece nos dias 16 e 17 de julho, na Casa do Trabalhador, no município de Lauro de Freitas. O tema Central da Compop será “Comunicação e Direitos Humanos: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável do Território Metropolitano de Salvador".
“O objetivo da reunião é discutir as formas de unificação dos movimentos sociais em torno da construção de políticas públicas de comunicação. Sabemos que não adianta apenas uma entidade ou associação tentar resolver a questão da concentração dos meios de comunicação sozinha, pois assim não terá forças. Mas, se todo mundo se unir em torno do mesmo ideal, assim conseguiremos atingir nossos objetivos”, afirmou o professor da UFBA Jonicael Cedraz, integrante da Comissão Organizadora do evento.
O professor da Faculdade de Comunicação defendeu a criação de um Fórum Municipal de Comunicação. “O Fórum será um espaço onde os movimentos sociais poderão construir políticas públicas de comunicação social”, declarou, explicando que o Fórum não será submetido nem ao governo estadual nem municipal. “Embora os governos tenham participação, no Fórum o protagonismo será da sociedade civil que terá dois terços da representação”, reforçou Cedraz.
As deliberações retiradas do Encontro de Salvador serão levadas para a Compop, onde se juntarão às sugestões dos demais municípios da região metropolitana sobre o tema da comunicação social.
A Bahia possui 26 territórios de identidade que são parte da regionalização implantada pelo governo do estado no intuito de impulsionar e implementar políticas públicas que A 1ª Conferência de Comunicação e Políticas Públicas (Compop) do Território Metropolitano de Salvador (TMS) debaterá especificamente as políticas públicas de comunicação referentes ás cidades que integram o TMS.
De Salvador,
Eliane Costa