Onde atuam e o que defendem os candidatos do PCdoB-DF

Cada candidato com um perfil específico e áreas de atuação variadas. Mas todos com um objetivo em comum: o desenvolvimento político-econômico e social da população do Distrito Federal. Participando da coligação que têm Agnelo Queiroz (PT) para governador, Fillippeli (PMDB) para vice; Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) para o Senado – inclusive indicando o segundo suplente de Rollemberg, Cláudio Avelar (PCdoB), os comunistas lançaram Messias de Souza para a Câmara Federal.

Estes são alguns candidatos comunistas. Outros serão apresentados aqui nos próximos idas.

Messias de Souza é advogado, vive e trabalha em Brasília desde 1985. Foi presidente regional e membro da Direção Nacional do PCdoB. Foi secretário de Desenvolvimento Social do Governo Cristovam Buarque e assessor especial do Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Messias defende a ampliação dos investimentos nas áreas da saúde, educação, segurança e transporte público. Também quer garantir recursos para a infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Defende as empresas estatais e os bancos públicos (BB, CEF e BNDES). Fiscalizará a aplicação das verbas públicas, combatendo firmemente a corrupção. Luta por uma política integrada de desenvolvimento do DF com o Centro-Oeste. No Câmara Federal, ajudará Brasília a trilhar UM NOVO CAMINHO.

Veja alguns candidatos do Partido Comunista do Brasil para deputados distritais:

Apolinário Rebelo é jornalista, vice-presidente do PCdoB-DF e trabalhou no Ministério dos Esportes. Pretende trazer qualidade de vida com emprego, segurança, renda e transporte para todos para a população do Distrito Federal. Para a juventude quer mais emprego, esporte, lazer, cultura e educação. Defende a criação da Universidade do Distrito Federal. Também almeja elevar o Cerrado à condição de patrimônio nacional, com a aprovação da PEC nº 115/95. Quer a construção de quadras poliesportivas nas cidades, além de áreas para caminhadas, extensão das áreas para ciclismo e criar o Centro Esportivo de Alto Rendimento. Defende a descentralização econômica, política e administrativa, com a implantação de indústrias não poluentes. Acesse a página www.apolinariorebelo.com.br

Ângela Rosária, líder comunitária, atua principalmente nas áreas da saúde, do transporte e do meio ambiente do Distrito Federal. “Quero atender às demandas da comunidade. Já fui gestora de projetos educacionais, instrutora de cursos profissionalizantes, professora de espanhol, trabalhei no Sindicato dos Assistentes Sociais de Porto de Alegre, no Sindicato da Polícia Rodoviária Federal e atuei 9 anos em trabalhos comunitários da Asa Norte. Em todos esses trabalhos vi um pouco da dificuldade de cada segmento. Pretendo amenizar os problemas da população” afirma a candidata.

Cleone Garcia quer investir no esporte. “Vou apoiar as federações e ONGs atuantes na área esportiva”. Tabalha no Ministério dos Esportes há 11 anos, já participou de várias associações, é bancário e economiário. Mais informações, www.cleonegarcia.com.br.

Rebeca Gusmão, a esportista, trabalha a favor da cultura, do lazer, da saúde, da educação e, principalmente, do esporte. “Os atletas brasilienses têm muita dificuldade de crescer aqui. Quero mudar esse quadro”, afirma a atleta e candidata.

Dora Feirante, Dorailde Nobre da Silva, comerciante, tem por slogan ‘Fé e trabalho’. Ela defende a regularização da Feira dos Importados e se preocupa também com a área social. “Quero defender projetos voltados para as casas de recuperação de dependentes químicos e idosos do Distrito Federal” afirma. Dora Feirante, também já atuou na área social de igrejas. Quer melhora no turismo brasiliense, beneficiar e regulamentar a área funerária e defende uma proposta de seguro universitário.

Naldo Campos, Edinaldo Paiva Campos, é locutor, comentarista de rádio, televisão e radialista. Defende a classe da comunicação.

Ênio Roberto, piauiense de Corrente, é servidor da área de saúde há 23 anos, dos quais 20 deles dedicados a SES. Acadêmico em Direito, foi candidato a deputado distrital em 2002 e 2006, ficando como suplente. “Serei um dos maiores defensores e fiscalizadores da área da saúde, pois as pessoas não dão muita importância para essa área e só sabem que o hospital está péssimo”, afirma. “Dentre muitas outras idéias, quero implantar mamógrafos em todos os postos de saúde do DF, porque o índice de câncer de mama é muito alto. Os centros de saúde do DF deverão atuar 24hs. Atenção especial aos trabalhadores da saúde também faz parte dos meus objetivos”, enfatiza.

Ailton Baiano, Antônio Ailton Batista de Oliveira, é bancário. Quer melhorar a saúde, educação e transporte do Distrito Federal.

Chico do PCdoB, Francisco Nunes Fernandes, é garçom, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Bares e Restaurantes, fundou o Movimento de Base dos Trabalhadores de Bares Restaurantes e foi candidato a vereador em 1996 da Cidade Ocidental (GO), e candidato a deputado distrital pelo PSB. Quer regularizar a profissão dos garçons e demais trabalhadores do setor de bares e restaurantes. Também pretende implantar uma lei que dê transparência ao que diz respeito aos 10% de serviços prestados aos trabalhadores: “há muitas falhas na distribuição das gorjetas”.

Rick Marantes é cantor e compositor e pretende melhora a área cultural de Brasília. “Quero que sejam criadas novas escolas de música e que a música faça parte da grade escolar de todas as escolas do DF. Quero também que 30% de todo o recurso arrecadado nos eventos sejam destinados aos músicos”, informa o candidato.

Ivan Rodrigues da Rocha é enfermeiro. Dá um recado a população: “Se você tiver alguma reclamação da saúde no DF, entre em contato comigo que, se eu for eleito, tentarei solucionar o problema”. O blog do Ivan é dfsaude.blogspot.com

Jailson Soares
de Almeida é cantor e compositor vai defender a categoria. Visite o site: www.jailsondosferas.com.br

José Marcos dos Santos, líder comunitário de Taguatinga, quer atender às necessidades da população brasiliense.

Régia Vitória e Carlos Pompe, de Brasília