Sem categoria

Bolívia: cozinheiros de Evo sob suspeita

Os cozinheiros do Palacio Quemado de La Paz e da residência presidencial são investigados por suspeita de envenenamento do presidente boliviano, Evo Morales, destacou a mídia da Bolívia.

O ministro da Presidência, Oscar Coca, admitiu que uma bactéria está na origem da febre intestinal que afetou o presidente. “A bactéria só pode ter entrado em seu organismo através da ingestão de alimentos mal esterilizados antes de sua preparação”, publicou o jornal La Prensa de La Paz citado em uma nota em que acrescenta que os cozinheiros particulares de Morales estão sendo investigados.

O vice-presidente, Alvaro García Linera, por sua vez, reafirmou que o mal-estar de Morales tem origem em uma infecção bacteriana, mas acrescentou que “não descartamos nenhuma outra possibilidade”.

Morales relatou que, na noite da terça-feira passada, foi levado emergencialmente a uma clínica do sul de La Paz, atendida por médicos cubanos que prestam trabalho voluntário na Bolívia. “Recebi soro e agora estou recuperado: zero quilômetro, como se tivesse 15 anos”, disse o presidente.

Morales admitiu que é a primeira vez em sua vida que esteve doente devido a um prolongado mal-estar estomacal. “Algo raro aconteceu desta vez”, acrescentou. “Estou melhorando depois de quatro dias de jejum voluntário; eu nunca fiquei doente assim e me surpreendeu. Tive problemas estomacais como qualquer um, mas isto foi muito raro”, afirmou.

Fonte: Página 12