Luciano defende diálogo com trabalhadores e movimentos sociais

A defesa do diálogo com os trabalhadores, suas representações de classe e com os movimentos populares permeou a palestra proferida por Luciano Siqueira, candidato a deputado estadual nas eleições de outubro próximo pelo PCdoB, durante encontro com representantes de entidades classistas e dos movimentos sociais realizado na noite de terça-feira (13). O evento reuniu mais de 60 pessoas na sede do Sinpro – Sindicato dos Professores de Pernambuco, em Santo Amaro, Zona Norte do Recife.

Luciano Siqueira

“Não dá para tratar de salários e direitos trabalhistas e sociais sem dialogar com os trabalhadores, representados por suas centrais sindicais. Não dá para tratar dos problemas do bairro sem dialogar com quem representa o movimento comunitário”, explicou Luciano.

O candidato a deputado estadual destacou ainda a importância de a população entender que a luta hoje não deve ter um caráter imediatista, nem se restringir apenas a melhoria dos salários e das condições de vida e de trabalho. “Para nós isso só não basta. É preciso que cada luta sirva para que nós procuremos acumular forças tendo em vista o que mais queremos que é ir muito além de salário e condições de trabalho, enxergar que mais importante que lutarmos por sanear, pavimentar e drenar um bairro é assegurar nossos direitos sociais e trabalhistas”, disse.

“O que nós queremos mesmo é emancipar os trabalhadores e o povo brasileiro. O que nós queremos é fazer nosso País funcionar de outro jeito, onde quem trabalha também governe e onde o fruto das riquezas produzidas seja repartido para todos. Ora quem pensa nisso, quem alimenta esse sonho não poderia lutar apenas por salário ou por melhores condições de trabalho, por mais importante que seja o salário e melhores condições de trabalho”.

“Há muito anos atrás, ao fazer campanha eleitoral na Mustardinha ao lado de Eufrásio tinha gente que dizia: “Ah, seu Eufrásio eu não quero saber disso não, eu quero é sair da lama e Eufrásio dizia: “Então é com a gente mesmo, vamos conversar”. E ele explicava de maneira clara que não era possível sanear o bairro porque faltavam recursos públicos para isso, porque 54% da poupança nacional daquela época eram destinados para pagar os juros da dívida externa, ele dizia que tínhamos de lutar para eleger nossos candidatos, para eleger os candidatos que trabalhavam pela extinção da divida externa, o que era fundamental para criar condições e sanear a Mustardinha”, lembrou Luciano.

“Hoje, mais de 20 anos depois, as palavras de Eufrásio na Mustadinha foram confirmadas pela vida, porque elegemos o operário Lula, que vai completar oito anos de governo, e foi exatamente com o companheiro Lula que nós liquidamos a dívida externa. É por isso que tem o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e é por isso que faz parte do PAC investimentos pesados em saneamento básico, é por isso que surgiram condições de melhoramos a qualidade de vida de nossos bairros populares”.

Fonte: Site do vereador Luciano Siqueira