Sem categoria

Peruanos querem legalização de casamento gay no país

Organizações de defesa dos direitos homossexuais peruanas anunciaram ontem (15) que irão buscar alianças com os potenciais candidatos às eleições presidenciais de 2011, com o objetivo de promover a união entre pessoas do mesmo sexo no país.

O anúncio é feito logo após o Senado argentino aprovar a medida que permite o matrimônio e a adoção de crianças por casais homossexuais. Com a norma, que deverá ainda ser sancionada pelo Executivo, a Argentina se tornará o primeiro país da América Latina a ter tal legislação.

Entre outros, o projeto prevê a garantia de que gays e lésbicas tenham os mesmos direitos e deveres dos casais heterossexuais, o que inclui, por exemplo, o direito a herança.

Agora a Rede Peruana de Transexuais, Gays e Bissexuais (TLGB), junto a outras entidades, pretende promover uma lei similar no país. Em nota, a entidade afirma ter o objetivo de mostrar a necessidade de defender "aquelas pessoas que desejam ter como casal dos benefícios da previdência privada, do crédito hipotecário, um seguro de vida ou herança".

A TLGB explica ainda que irá propor tal projeto aos líderes políticos locais, para que estes apresentem a proposta na campanha eleitoral. As eleições presidenciais do Peru, que escolherão o sucessor de Alan García, ocorrerão em abril do próximo ano.

Fonte: Opera Mundi