Com UNILAB garantida, luta agora é por recursos para as obras
A criação da UNILAB na cidade de Redenção, no Ceará, representa, segundo o senador Inácio Arruda, o esforço do Presidente Lula no reconhecimento ao trabalho que dedicaram os negros africanos, como escravos, para construir a nação brasileira. “Sem eles, talvez esse país não existisse”, afirmou Inácio, acrescentando que agora, após a conquista da UNILAB, o próximo passo é dotar as cidades da região de infraestrutura adequada para receber os estudantes brasileiros e estrangeiros.
Publicado 22/07/2010 09:56 | Editado 04/03/2020 16:33

Inácio vem articulando junto aos ministérios do Meio Ambiente e Cidades, a inclusão de recursos no Orçamento Geral da União de 2011, de projetos que visam a solução e gestão de resíduos sólidos na região. “São recursos de grande monta que serão colocados nos municípios, o que significa gerar empregos e promover uma grande movimentação de obras”, ressaltou.
Segundo o senador, as cidades do Maciço de Baturité deverão ser beneficiadas com 100% de abastecimento de água, 100% de rede de esgoto, todos os resíduos terão que ser tratados e 100% de tratamento de resíduos de lixo. “Você não pode chamar uma universidade de Internacional, convidar alunos do exterior para morar e estudar numa cidade que não tem água tratada, que não tem esgotamento sanitário, que não tem tratamento de lixo”, completou.
Além da água, do esgoto e do lixo, o Governo do Estado vai realizar também a ampliação de vias e construir novas estradas. Um exemplo é a CE que liga Fortaleza a Baturité, que será duplicada. “Isso vai desenvolver ainda mais a vocação turística da região”.
A universidade internacional terá inicialmente 140 hectares e receberá alunos africanos e de outros países. A outra novidade é que além da língua portuguesa, o francês também será ouvido nos corredores da instituição, já que algumas nações fazem uso do idioma. “A UNILAB vai proporcionar crescimento econômico e social para o Maciço de Baturité. Além de trata dos problemas da desigualdade racial entre os países, a universidade abre caminho extraordinário para o desenvolvimento daquela região do Nordeste brasileiro.”, concluiu o senador.
Fonte: Assessora de Imprensa do Senador Inácio Arruda