Ilha de Deus: mudanças que a gente vê

O governador Eduardo Campos e a comunidade da Ilha de Deus, na Imbiribeira, têm uma relação próxima de respeito e compromisso cumprido. Na visita desta quinta-feira (22), Eduardo pôde olhar nos olhos de cada morador e receber um sorriso de volta.

Eduardo Campos com moradores da Ilha de Deus.

Afinal, suas promessas de campanha já estão saindo do papel: a comunidade não está mais isolada e as condições de vida de seus 3 mil moradores estão em evolução. Foi lá que, em 2006, o candidato abriu sua agenda de campanha de rua. Tratava-se de uma região com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano) do Estado e onde a falta de infraestrutura não poderia ser mais descarada.

A primeira atividade externa, já no cargo de Governador, foi levar todos os seus secretários para conhecer a Ilha e reafirmar os compromissos de campanha. Logo depois de fazerem um verdadeiro raio x dos problemas a serem enfrentados, iniciaram-se as múltiplas ações. A maior demanda da população foi prontamente atendida: a construção da ponte “Vitória das Mulheres”, ligando a Ilha ao continente e que esperou meio século para ser atendida. Com 200 metros de comprimento, a ponte custou cerca de R$ 1 milhão e meio e foi construída em parceria com a prefeitura do Recife.

Veja as principais obras na Ilha de Deus, que oferecem condições de vida adequadas à população:

  • 376 casas em construção, sendo 27 para entrega em agosto próximo e as restantes a partir de fevereiro de 2011
  • recuperação de 2 escolas, creche, rádio comunitária e unidade de saúde da família
  • Inclusão social pelo esporte, com a criação da Escola de Remo, que já beneficia 40 jovens
  • Oficina de design de peças, gestão de vendas e gestão de compartilha para as artesãs da ilha, valorizando sua poaricipoação na Fenearte
  • Cursos profissionalizantes para cerca de 150 mulheres
  • Criação de uma fábrica de barcos
  • Capacitação e qualificação gratuita para as marisqueiras.
  • 150 jovens atendidos em seis cursos profissionalizantes: reciclagem e reaproveitamento, serigrafia, cabelereiro, cozinha comunitária, informática e construção civil.
  • Parceria com a agência do trabalho para encaminhar currículos dos moradores da Ilha de Deus.

Fonte: www.eduardocampos40.com.br