Governo da Bahia certifica 462 Pessoas com Deficiência

Aos 44 anos de idade, Fidelis de Jesus perdeu a visão em umacidente de trabalho. Hoje, aos 67 anos e aposentado, e como ele mesmoressaltou, sem perspectiva de aprender mais nada na vida, era sófelicidade na certificação de pessoas com deficiência (PcD), realizada,hoje, dia 23, no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda eEsporte (Setre).

Fidelis foi um das 462 PcDs que recebeu o certificado da Setre.Foram 176 pelo Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), sendo 132PcDs em 12 municípios baianos e mais 330 PcDs pelo Qualifica Bahia. "Fizo curso de massoterapia e estava só aguardando a certificação para iniciar um estágio em uma clínica lá, em Santo Antônio de Jesus, onde eu moro", disse confiante.

De acordo com Elias Dourado, chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), as qualificações servem como fator de importância para a criação de oportunidades de trabalho para Pessoas com Deficiência. "Trabalhar essas pessoas a partir de suas deficiências é uma forma de incluí-las no mercado de trabalho e
ajuda-las no seu desenvolvimento social".

Josiel Barreto, representante da Associação de Pessoas com Deficiência Física de Santo Antônio de Jesus, destaca que a qualificação de deficientes físicos é uma maneira de trazer a auto-estima e proporcionar satisfação para essas pessoas. "O curso de qualificação profissional é importante para que os deficientes tenham uma sobrevivência digna".

A parceria da Secretaria da Saúde (Sesab) com o programa Qualifica Bahia ofereceu condição de incluir pessoas com hanseníase no mercado de trabalho. Quarenta e quatro pacientes do Hospital Dom Rodrigo de Menezes, em Salvador, receberam o curso de artesanato popular.

Na maioria dos participantes foram pessoas com deficiência. Cegos ou com alguma limitação intelectual.

Fonte; Ascom Setre