Campanha de Dilma e Wagner avança no interior da Bahia

Desde dia 14, a coordenação da chapa majoritária da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, que reúne PT, PCdoB, PSB, PDT, PP, PRB, PHS e PSL, tem organizado encontros em diversas cidades baianas com intuito de apresentar as propostas para o período eleitoral e articular as ações da campanha de Dilma Rousseff, Jaques Wagner (PT) e Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) para o Senado.

Wagner em Barreiras (BA)

A chapa majoritária já passou por Juazeiro, Eunápolis e Barreiras, reunindo prefeitos, vices, lideranças de movimentos sociais e organizações sindicais de cerca de 180 municípios das regiões Metropolitana, Norte, Oeste e Extremo Sul do estado. A maratona ainda irá passar por Lençóis, na Chapada Diamantina, Itabuna e Vitória da Conquista, quando será encerrada no dia 29.

Somente em Barreiras, na terça-feira (22/7), mais de 3 mil pessoas participaram do encontro, incluindo lideranças de partidos que não integram a coligação. Na ocasião, Wagner afirmou que o aeroporto local será ampliado, e que ainda irá construir um novo, em Luís Eduardo Magalhães. O governador e candidato à reeleição também estima que, até o fim do ano, mais de cinco mil quilômetros de estradas serão construídos e recuperados para atender melhor a região Oeste.

Em Eunápolis, no último sábado (17/7), o destaque foram os investimentos em Segurança Pública. Wagner firmou compromisso em implantar o programa Ronda nos Bairros em todos os municípios baianos com população superior a 100 mil habitantes e anunciou a construção de dez pequenos presídios no interior, em parceria com o Ministério da Justiça. O encontro reuniu lideranças de 26 cidades do extremo-sul e, mais uma vez, contou com a adesão de políticos de coligações adversas, mas que ratificaram apoio à candidatura de Jaques Wagner. “O entusiasmo e a disposição dos candidatos, lideranças políticas e populares que estiveram presentes, dão o tom da campanha, com a certeza da vitória”, ressaltou o presidente do PCdoB em Eunápolis, Tico Lisboa.

No outro extremo do mapa, em Juazeiro, ao norte que inaugurou a série de encontros regionais no interior dia 15, aniversário da cidade -, representantes de 53 municípios da região escutaram atentos ao balanço das ações dos três anos e sete meses de governo Wagner na Bahia. O aumento da tropa da Polícia Militar, com seis mil novos soldados; a nomeação de 60 novos delegados da Polícia Civil, 200 novos escrivães e agentes; a capacitação de 18 mil policiais civis, militares e técnicos; a implantação de um novo sistema digital de telecomunicação; e a aquisição de duas viaturas, motocicletas e mais um helicóptero foram destacadas pelo candidato à reeleição.

Na capital baiana, o encontro aconteceu pouco antes da inauguração do comitê eleitoral. “Essa é uma reunião importante. Não se trata apenas de fazer um discurso; mas, sim, de organizar a campanha para manter a continuidade do projeto político na Bahia”, declarou Wagner no dia 14, já adiantando o cunho e a relevância das reuniões de trabalho para a unificação da campanha em todo o estado.

De Salvador,
Camila Jasmin