Sem categoria

Encontro "Mulheres com Jandira" reúne 400 pessoas no RJ

Num ambiente alegre e descontraído, 400 mulheres reuniram-se na tarde deste sábado (24)para debater sobre os rumos da política no Rio e no Brasil. O encontro “Mulheres com Jandira”, no Teatro Rival, centro do Rio, serviu para que Jandira Feghali fizesse um resumo da sua longa trajetória de pessoa pública e defendesse as ações dos governos Federal e do Estado do Rio em prol do desenvolvimento humano.

Encontro Jandira - Teatro Rival - Claudia Dantas/Cia da Foto

Ao elogiar o presidente Lula, Jandira afirmou que “o Brasil pode mudar muito mais. As mulheres também avançaram em seus direitos e cidadania, mas ainda enfrentam antigos problemas em sua realidade específica, como violência, falta de qualificação para o trabalho, diferenças salariais, sobrecarga doméstica, falta de equipamentos sociais como creche e dificuldades no atendimento à sua saúde”.

Em 30 anos de militância política em defesa do Rio e do Brasil, Jandira sempre esteve ao lado das mulheres. Atuou como parlamentar, nas Prefeituras do Rio e de Niterói e como médica. Com a determinação e a coragem que as mulheres conhecem melhor que ninguém, aprovou leis, coordenou a bancada feminina do Congresso Nacional, criou programas e projetos em diversas áreas e participou de várias lutas de interesse público.

 “Juntas pelo Rio e pelo Brasil, iremos impulsionar o crescimento econômico, ampliar o universo cultural e a presença feminina em todos os espaços. Vamos reafirmar a democracia”, afirmou Jandira.

"O meu patrimônio é a minha história"

O clima era de descontração no Teatro Rival no centro da cidade. Temas ligados ao universo feminino foram discutidos num dos mais tradicionais pontos de referência cultural da cidade.

O ciclo de conversas foi aberto com a presidente do PCdoB do Rio de Janeiro, Ana Rocha. Ela destacou a importância da participação da mulher na política: "Quando aumenta a participação feminina nos espaços de poder, consequentemente aceleram os avanços democráticos no país e toda a sociedade se beneficia". A coordenadora da União Brasileira de Mulheres, Helena Piragibe, também teve voz. Helena destacou a importância da Lei Maria da Penha, relatada por Jandira Feghali.

Outra forte liderança presente no encontro foi Mônica Custódio, uma das coordenadoras da Unegro Rio. Mônica falou das dificuldades que as mulheres, especialmente as negras, ainda sofrem no campo profissional. "Muito foi feito, mas ainda existe preconceito".

Também discursaram Bartíria Lima da Costa, Presidente da Conam; Monique Lemos, representante da União da Juventude Socialista e as candidatas a deputadas estaduais Wilma Guerreira e enfermeira Rejane Almeida. Todas destacaram o compromisso que Jandira sempre teve com seus eleitores, principalmente nas questões relacionadas à cultura e em defesa dos direitos da mulher, deixando um legado de benfeitorias nestes setores ao longo dos seus 29 anos de vida pública.

Tia Surica declarou seu apoio a Jandira e a homenageou com as suas conhecidas especialidades: a famosa feijoada e um verso de samba, criado no improviso.

Para finalizar este primeiro encontro com mulheres, Jandira falou sobre o seu passado de engajamento político. Lembrou toda a sua luta ao longo dos quase 30 anos de militância junto ao PCdoB para conquistar as muitas vitórias que vieram e agradeceu o apoio e o carinho recebidos no decorrer dessa trajetória. E arrancou aplausos da plateia: ‘O meu patrimônio é a minha história!’

Veja o vídeo a seguir.

 

Fonte: www.sigajandira.com.br