Crateús foi sede do VII Jogos dos Povos Indígenas do Ceará

Aconteceu entre os dias 22 e 25 de julho, em Crateús, a VII edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Estado do Ceará. Cerca de 800 índios de 12 etnias distribuídas em 11 municípios participaram das disputas de oito modalidades esportivas tradicionais. No estádio municipal Juvenal Melo, e no Açude do Governo, foram disputadas as provas de corrida de tora, arremesso de lança, arco e flecha, cabo de guerra, canoagem, triathlon revezado e futebol masculino e feminino.

Índios do Ceará

O evento é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Governo Municipal de Crateús, que visa fomentar o resgate, a proteção e o incentivo às manifestações esportivas e culturais do índio; integrar o índio à comunidade em geral; garantir a participação indígena às práticas esportivas características; e promover o intercâmbio entre os povos indígenas, conforme o preceitua a Constituição Federal.

Por ocasião, da abertura do evento, ocorrido na última quinta-feira, (22/07), o Secretário Municipal de Desporto e Turismo, destacou a importância dos jogos para a integração dos índios cearenses, e frisou, "Os jogos permitem a confraternização e a promoção dos povos indígenas, pois através das modalidades disputadas, eles podem expressar a riqueza de suas tradições, costumes, expressões corporais, entre outros valores, disse o secretário.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal de Crateús, saudou a presença de todos, destacando a importância do evento, e, oficialmente abriu a VII edição dos Jogos dos Povos Indígenas, frisando: “Somente o esporte possibilita, amplamente, o momento de respeito às diferenças e de promover a diversidade", ressaltou o prefeito.

Nesta sétima edição, ao todo participaram etnias de 11 municípios:

Tabeba de Caucaia;
Anace de Caucaia;
Gavião de Monsenhor Tabosa;
Jenipapo/Kanindé de Aquiraz;
Kanindé de Aratuba;
Pitaguary de Maracanaú;
Pitaguary de Pacatuba;
Potiguara de Novo Oriente;
Potyguara de Crateús;
Potyguara de Tamboril;
Tabajara de Crateús;
Tabajara/Kalabaça de Poranga, Tapeba de Caucaia;
Tapuya Kariri de São Benedito.

Fonte: Prefeitura de Crateús