Datafolha aponta Wagner 2º melhor governador do país

Após pesquisa Datafolha indicar vitória do candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), em primeiro turno, novos dados apontam o governador como sendo o segundo melhor do país. A matéria foi veiculada na tarde desta terça-feira (27/7), no Jornal Folha de São Paulo e, antagonicamente, traz o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), como o pior do Brasil entre os gestores das sete capitais pesquisadas – Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Porto Alegre e Curitiba.

À frente do Governo da Bahia há três anos e sete meses, Wagner obteve aprovação de 43% da população do estado, atingindo um índice de popularidade de 134 pontos; apenas 66 abaixo da aprovação absoluta, que é de 200 pontos. O governador, que lidera as últimas 15 pesquisas publicadas desde novembro para a sucessão estadual, de diferentes institutos – e sempre vencendo já no primeiro turno -, comemorou mais um resultado positivo, mas pediu empenho ainda maior da militância na campanha. . “O que ganha, de verdade, uma eleição é humildade, argumento e pé na estrada. Claro que eu faço eleição para ganhar, independente do turno. Se for no primeiro, é um acidente favorável de percurso. Mas eu quero ganhar seja até por um voto de diferença”, declarou.

De acordo com a última pesquisa, Wagner, com 44% das intenções de voto, deslancha com 7 pontos de vantagem sobre o total de votos dos demais candidatos – Paulo Souto (DEM) com 23%, Geddel (PMDB) com 12%, Bassuma (PV) e Professor Carlos (PSTU) com 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram. Os que não opinaram somam 13% dos eleitores. Votos nulos e branco, 6%.

O governador também lidera na espontânea, com 26%, ampliando ainda mais a vantagem proporcional sobre os 7% de Paulo Souto e os 4% de Geddel, Wagner só deixa a dianteira quando se trata de rejeição; neste quesito, quem lidera é Souto, com 30%, seguido por Geddel, que somou 20%, enquanto Wagner ficou com 16%.

João Henrique na lanterna

O desempenho do prefeito da capital baiana, no entanto, contrasta com os números do governo estadual. Com apenas 81 pontos no índice de popularidade que vai de 0 a 200, João Henrique ficou na lanterna no ranking de prefeitos. Há cinco anos e sete meses na administração municipal, JH obteve a aprovação de apenas 20% dos soteropolitanos. Já para 39%, a gestão do prefeito é ruim ou péssima.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha entre os dias 20 e 23 de julho.

De Salvador,
Camila Jasmin