Livro de Eron Bezerra foi 62a lançado reunião anual da SBPC

A convite do Instituto de Pesquisas da Amazônia, o deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB) lançou o livro Amazônia, esse mundo à parte, ontem (26) durante a programação da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em Manaus, o lançamento aconteceu no dia 24 de junho. A reunião segue até o dia 30, em Natal (RN).

SBPC
A apresentação do livro aos participantes foi feita pelo próprio autor Eron Bezerra que participou da Expotec 2010 como expositor. A obra é resultado de uma série de artigos que abordam os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da região.

O interesse em expor o livro durante a SBPC – que este ano além do tema "Ciências para o mar: herança para o futuro" abordará também discussões sobre as mudanças climáticas e a Amazônia – foi devido aos assuntos, como a internacionalização da Amazônia, a disputa por áreas territoriais, a exploração de recursos minerais, o papel da região no cenário nacional e ainda tópicos que destacam os contrastes lúdicos, como a vida do caboclo, do ribeirinho, do povo indígena e as relações sociais e culturais do povo amazônico destacados no trabalho de Eron.

A Expotec 2010 faz parte da programação da SBPC. Além do livro “Amazônia – Esse mundo à parte” também serão lançadas outras obras de autores amazonenses e apresentados os trabalhos desenvolvidos por várias instituições como o próprio INPA, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Federal de Educação (Ifam), o Centro Universitário Nilton Lins, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fiocruz.

O evento terá a presença de pesquisadores de todo o país e dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Além da editora do Inpa, o livro "Amazônia – esse mundo à parte", de Eron Bezerra, está à venda em Manaus na Livraria Saraiva (Manauara Shopping), Planeta Livro (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e DB da Ponta Negra), no Aeroporto Eduardinho e na Livraria da Universidade Federal do Amazonas (LUA) no Campus Universitário. A partir de agosto a obra poderá ser adquirida também na Livraria Valer (Ramos Ferreira – centro) e na Ponto e Vírgula (ICHL – Ufam).

De Natal,
Odinéia Araújo