Sem categoria

Mercadante critica PSDB e diz que, se eleito, garante SP na Copa

O candidato ao governo de São Paulo Aloizio Mercadante (PT), disse que, se eleito, garantirá a participação de São Paulo na Copa de 2014 e defendeu o estádio do Morumbi. "O PSDB não foi, até agora, capaz de definir onde vai ser a Copa. Cada dia que a gente perde é um dia a menos no planejamento", disse o candidato em entrevista à rádio Bandnews, criticando a administração do atual governador Alberto Goldman (PSDB).

O petista lembrou o ocorrido com Tóquio, que não sediou nenhum dos jogos da copa de 2002 realizada pelo Japão e Coreia do Sul, por falta de planejamento, e se disse contrário ao uso de verbas públicas para a construção de um novo estádio.

“A contagem regressiva já aconteceu. Cada dia que a gente perde é um dia a menos no planejamento. Eu quero lembrar, por exemplo, que Tóquio ficou fora da Copa do Japão e da Coreia, porque não houve gente capaz de definir uma política e a cidade ficou de fora da Copa. Eu acho mais razoável que a gente parta do próprio Morumbi, que é um estádio que, com uma reforma, tem capacidade para abrigar a abertura do evento. Já havia um planejamento nessa direção”, comentou o candidato. A Fifa descartou o uso do estádio alegando que ele está fora dos padrões.

Mercadante ressaltou o investimento do governo federal para facilitar o transporte na região próxima ao estádio do Morumbi. “O governo federal colocou 1 bilhão de reais à disposição do governo do Estado para licitar a linha Ouro do VLP, o Veículo Leve Sobre Pneus, que vai direto do aeroporto para o Morumbi. É necessário a São Paulo e indispensável a Copa. Se nós não decidirmos com agilidade, não vamos ter a Copa. Não dá para ficar em cima do muro num tema como esse, tem de definir.”

Segundo o canditado, o governo federal se colocou à disposição do atual governo Estadual para ajudar a decidir a questão. "A dificuldade do governo federal é que o Estado não define", disse.

Sobre a negativa da Fifa em aceitar o estádio do Morumbi, o petista disse que basta a administração "apresentar uma proposta bem feita e eles não terão como negar".


Com agências