O Samba de raiz volta a esquentar o Mercado da Ribeira

A malemolência do samba toma conta do Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico de Olinda, no dia 1º de agosto, a partir das 15h, em mais uma festa promovida pelo Projeto NegroSambaSim. A animação ficará por conta dos cantores e compositores Paulo Perdigão e Tadeu Jr. Além do samba de raiz, o evento vai contar com a participação do grupo Abaúna Capoeira e convidados. A entrada é gratuita.

O evento começa com o aquecimento dos capoeiristas, que se transforma em aulão de capoeira. Os interessados em aprender os primeiros passos do jogo podem aproveitar para conhecer melhor a ginga e o ritmo herdados dos escravos. Logo após, inicia-se a roda de capoeira composta apenas por mestres e contramestres. E quando o berimbau silencia é que o pandeiro sobe ao palco para marcar a batida da festa.

SAMBA

O carioca Paulo Perdigão recebeu influência do ritmo que embala a Escola de Samba Estácio de Sá, graças ao envolvimento de sua família com a agremiação. Como compositor participou de diversas escolas de samba como a Unidos de Nilópolis e Leão de Nova Iguaçu. Atualmente, o artista acerta os últimos detalhes para o lançamento de seu primeiro CD. O disco faz parte do projeto aprovado pelo SIC Municipal Recife 2009, No Capibaribe também tem maré. No mesmo disco o jovem sambista pernambucano, Tadeu Jr, participou em uma das composições. No momento, Tadeu Jr prepara-se para lançar CD solo com cinco de suas composições.

PROJETO

O NegroSambaSim traz a malemolência do samba apresentado por artistas pernambucanos. Com influência do afoxé e do maracatu, os sambistas locais fazem da alegria contagiante e da vibração suas marcas. Traz nomes de todo o Estado para o palco do Mercado da Ribeira e agora também para o Mercado das Mangueiras, em Jaboatão dos Guararapes.

O projeto foi criado pela Unegro – União de Negros pela Igualdade e surgiu para suprir uma demanda local por espaço de valorização dos grupos de samba pernambucanos, onde eles pudessem mostrar o valor e a personalidade dos trabalhos autorais.

A UNEGRO, entidade de luta em defesa da igualdade social e contra qualquer forma de discriminação e preconceito acredita que a afirmação da identidade da etnia passa, obrigatoriamente, pela defesa da suas manifestações culturais e desportivas.

Serviço:

Projeto NegroSambaSim
Atrações: Paulo Perdigão, Tadeu Jr e Abaúna Capoeira.
Local: Mercado da Ribeira, Sítio Histórico de Olinda
Data: 01/08/2010 – Horário: 15h – Evento gratuito