Chico Lopes conversa com agricultores de São Benedito

Projetos para a agricultura familiar e incentivo aos pequenos produtores. Esses foram alguns dos temas relacionados às políticas públicas para a agricultura e para outras áreas sociais, debatidos em encontro entre produtores rurais das associações agrícolas do município de São Benedito, o Deputado Federal Chico Lopes e o Deputado Estadual Lula Morais, na manhã do último domingo, 25/07.

Chico Lopes e agricultores cearenses

Cerca de 200 agricultores de quatro diferentes associações participaram da discussão sobre a necessidade de desenvolvimento às comunidades rurais daquela região. Estiveram presentes representantes das comunidades de Campinas, Sítio Lagoa, Ingazeiras, Barreiro, além do Presidente do PCdoB de São Benedito, Bismarck Bastos. Chico Lopes e Lula Morais debateram com os produtores rurais projetos para o desenvolvimento auto-sustentável, entre eles a parceria estabelecida com o Governo Lula, através da Companhia Nacional de Abastecimento, a CONAB.

O Deputado Federal Chico Lopes enalteceu os projetos dos pequenos produtores. Lopes salientou que “a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos nas casas das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros.” Entre os projetos desenvolvidos e os produtos cultivados na região de São Benedito estão, por exemplo: uma pequena fábrica de bolo, com parte da produção destinada para a merenda escolar no município; o milho; o feijão; a abóbora (conhecida como Jerimum), entre outros alimentos.

Projetos de emprego e renda

Uma das associações de São Benedito – a dos produtores da Lagoa Azul – existe desde 2005. Chico Lopes garantiu lutar na Câmara Federal para buscar recursos para os projetos desenvolvidos nas quatro comunidades, como o “Projeto Cozinha Industrial”, da comunidade do Sítio Lagoa, que desde 2009 vem atuando na geração de emprego e renda para cerca de 70 mães de família.

Outro projeto importante é a fábrica de lingerie, que contribui para o desenvolvimento econômico tanto da comunidade como para outras regiões próximas. “O governo Lula já destinou R$ 2 milhões de reais de recursos para a agricultura familiar aqui na região e nós queremos continuar trabalhando com as comunidades no apoio à agricultura auto-sustentável, garantindo mais qualidade de vida ao povo de São Benedito”, disse Chico Lopes.

Ética como valor universal

O Presidente do PCdoB de São Benedito, Bismarck Bastos, advertiu sobre o perigo de compra de votos nas eleições. “Se não houver um respeito maior aos cidadãos, a politicagem, através da compra de votos, vai continuar gerando conseqüências terríveis. Enquanto alguns trabalham cada vez mais a política da manipulação, fica mais difícil o exercício da verdadeira política da cidadania, dos direitos humanos, porque estamos diante da mais perfeita inversão dos valores éticos e morais. O certo é o errado e o errado é o certo. Muitos têm vergonha de defender a honestidade. Aqueles que decidem enfrentá-la são considerados imaturos, ingênuos, bobalhões. Isso por conta de um sistema corrupto, irresponsável, conservador, patriarcal.”, observou Bismarck.

Fonte: Assessoria Chico Lopes