Sem categoria

Rússia tem forte recuperação; PIB cresce 5,4% no 1º semestre

A economia russa sofreu um forte impacto da crise iniciada no final de 2007 nos EUA, mas já está em franca recuperação. O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu em 5,4% durante o primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2009, segundo informações divulgadas nesta quinta (29) pelo governo, ao retificar as estatísticas econômicas.

De janeiro a março, a economia experimentou uma alta de 2,9%, destacou o vice-ministro de Economia, Andrei Klepach, em uma atualização dos dados do primeiro semestre de 2010.

Indústria

O relatório indica que a produção industrial deixou de crescer no segundo trimestre por fatores estacionais e de calendário, numa alusão ao número de feriados no período analisado. A contração no setor em junho chegou a 0,4% em comparação com maio, enquanto no mês anterior a indústria registrou uma ascensão de 1,1%.

Paradoxalmente, o Comitê Nacional de Estatísticas cifrou o crescimento da produção industrial em 10,2% nos últimos seis meses, segundo um relatório publicado na semana passada.

Os prognósticos oficiais sobre a inflação em julho de 2010 mantêm-se em 0,4%, sem a interferência, ao menos neste mês, da seca que afeta às regiões centrais da Rússia.

Segundo o vice-ministro, o executivo não modificou também nem as projeções da alta inflacionária para 2010, entre 6 a 7%, com possibilidade de que ocorra uma deflação em agosto.

O Ministério de Desenvolvimento Econômico avalia neste momento as consequências da seca e o montante de danos ocasionados à agricultura, indicou Klepach.

Fonte: Erica Soares para Prensa Latina