Cerca 5,8 milhões de cearenses vão às urnas em outubro

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 127 milhões de brasileiros vão às urnas no dia 3 de outubro para eleger o próximo presidente da República, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais e 1.035 deputados estaduais e distritais. Em nosso Estado, 5,88 milhões de cearenses vão eleger governador, dois senadores, 22 deputados federais e 46 deputados estaduais.

O diretor do Departamento Legislativo da Assembleia, Carlos Alberto Aragão, destaca a importância desta eleição. "Esse é um momento em que cada cidadão tem a oportunidade de escolher os candidatos que vão reger os destinos do nosso estado e do País. Essa importância é ainda maior quando se trata de uma eleição geral, para presidente, governadores, senadores e deputados", diz Carlos Alberto.

Na disputa para os cargos executivos, presidente e governadores, serão eleitos os candidatos que tiverem mais de 50% dos votos. Caso nenhum deles consiga a maioria simples haverá um segundo turno, que está previsto para o dia 31 de outubro. Os candidatos à vice-presidente e vice-governador concorrem junto com os respectivos cabeças de chapa.

Neste ano serão renovados dois terços do Senado, em eleição majoritária. Serão eleitos 54 dos 81 senadores. Cada eleitor nos 26 estados e no Distrito Federal, votará em dois candidatos e os dois mais votados serão eleitos.

Já a eleição para deputados federais, estaduais e distritais é proporcional. O número de parlamentares eleitos por cada partido ou coligação é proporcional aos votos recebidos por cada um deles. Assim, o partido ou coligação que tiver mais votos elege mais deputados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL