Unanimidade: TRE registra candidatura de João Ananias

O deputado estadual João Ananias (PCdoB), que concorre nestas eleições a uma vaga na Câmara Federal, teve sua candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na noite desta terça-feira (03/08). Por unanimidade, o pleno autorizou o registro da candidatura rejeitando o pedido do Tribunal de Contas do Município (TCM) que apontava irregularidades nas contas da Prefeitura de Santana do Acaraú em 1999, quando João Ananias era prefeito.

João Ananias

Segundo a análise do TCM, em 1999 ficaram restos de contas a pagar para o exercício seguinte, ano em que João Ananias ainda era prefeito. O parlamentar lembrou que em um município como Santana do Acaraú é praticamente impossível atender as demandas da população carente sem haver restos a pagar e frisou que o relatório do TCM fez somente recomendações, sem impor qualquer sanção ao chefe do executivo municipal. “Isto foi algo simples, tanto que as contas de 2000 foram aprovadas pelo próprio TCM. O caso não gerou multa nem processo. Não foi nada que comprometesse”, avalia João Ananias.

O deputado estadual disse sentir-se incomodado por ter sido colocado na mesma lista composta por candidatos ímprobos. “Jogaram-me numa vala comum. Apesar disso, fiquei tranquilo, pois, durante 30 anos de vida pública, pautei minha trajetória no respeito às leis, às pessoas e ao voto”, afirma.

João Ananias considerou precipitada a divulgação da lista antes do julgamento dos processos. “Da forma como foi colocada, mexe com a opinião pública. Há muitos que não ligam para a imagem, que acham que o dinheiro supera a ética. Já para nós, é importante manter nossa imagem sempre sem arranhões”, considera. O parlamentar disse ainda que o TRE fez justiça no seu caso e afirmou que irá se dedicar ainda mais à campanha. “Agora autorizada, nossa campanha terá ainda mais força”.

De Fortaleza,
Carolina Campos