Fortaleza: Adolescentes atuam em prevenção à violência sexual
Com a ação, os adolescentes redescobrem os bairros onde moram, através de histórias de vida e fotografias "pin hole".
Publicado 02/08/2010 22:08 | Editado 04/03/2020 16:33
Vinte e cinco adolescentes do Mucuripe, Caça e Pesca, Morro Santa Teresinha e proximidades começam nesta terça-feira (03/08) a participar de um projeto de prevenção à violência sexual. Trata-se do Mire (Mapa de Imagens e Representações de Encontros) na Cidade, metodologia desenvolvida pela Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Funci) da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH). As atividades terão como local de referência a Associação Curumins e acontecem às terças, quartas e quintas, à tarde, até o mês de novembro.
Com o Mire, os adolescentes redescobrem os bairros onde moram, através de histórias de vida e fotografias “pin hole” (também chamadas de “fotos de latinha”). O conhecimento da comunidade e o fortalecimento da identidade fazem parte do método para que os adolescentes colaborem com a construção do Plano Operativo Local do Pair.
Desde o ano passado, o Mire vem sendo aplicado como ferramenta para adaptar o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Território Brasileiro (Pair), à realidade de Fortaleza. Essa é a estratégia da SDH para inserir o Pair no cotidiano das comunidades.
Dez regiões de maior índice de exploração sexual da capital cearense fazem parte do Programa: Barra do Ceará, Jangurussu, Praia de Iracema, Beira Mar, Praia do Futuro, Castelão, Centro, Terminais, Av.Expedicionários c/ São Cristóvão, Av. Osório de Paiva, BR-116. O Mire na Cidade já foi realizado por adolescentes do Jangurussu e da Barra do Ceará.
Serviço
Mire na Cidade
Data: terças, quartas e quintas
Horário: 15 às 17 horas
Local: Associação Curumins (Rua Manuel Jesuíno, 112 – Mucuripe)
Fonte: Prefeitura de Fortaleza