Sem categoria

Jornalista Jaime Sautchuk terá coluna semanal no Vermelho

O jornalista e escritor Jaime Sautchuk voltará a integrar o time de colunistas do Vermelho. Além de assinar, a partir desta quarta-feira (4), uma coluna semanal, Sautchuk também fará parte da equipe de pautas especiais. Sua reestreia no portal, depois de cinco anos, é uma das maiores conquistas da mídia democrática e popular — e um motivo de orgulho para o Vermelho.

De índole modesta, Jaime não é dado a badalações nem estrelismos. Mas é impossível sonegar aos leitores a informação de que ele é um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro. Calejado em inúmeros combates e batalhas, desde que virou jornalista profissional em 1972, este catarinense de Joaçaba, formado no Paraná, acumulou vasta experiência nos principais veículos da imprensa brasileira — como O Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S.Paulo e Veja.

Atuou também na imprensa de resistência, como os jornais Opinião e Movimento. Na rádio, trabalhou na BBC de Londres e dirigiu duas emissoras da RBS em Brasília. No audiovisual, recebeu o prêmio “Vladimir Herzog” de Direitos Humanos. Já publicou mais de uma dezena de livros sobre temas diversos, entre documentais, ficção e poesia.

Jaime Sautchuk fez memoráveis reportagens, como a do Projeto Jarí, de exploração agrícola e mineral na Amazônia e a da construção da hidrelétrica de Balbina, no estado do Amazonas. Escreveu sobre cinema, futebol, política e literatura e um livro de referência sobre a luta armada no Brasil nos anos 1960 e 1970.

Atuou também em campanhas políticas, em assessorias parlamentares, cobriu os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) e especializou-se na elaboração de perfis, dentre os quais o do ex-governador e atual senador pelo Distrito Federal, Cristóvam Buarque (PDT).

Seu retorno qualifica ainda mais o Vermelho como site político com elevado padrão jornalístico.