Sem categoria

As imagens dos bombardeios a Hiroshima e Nagasaki

A mostra "Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca mais esquecer!" traz para o Brasil imagens, textos e vídeos sobre os ataques com bombas nucleares às cidades japonesas, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. O conteúdo inclui relatos de sobreviventes e documentários.

O material vem do Japão através da Associação Médica de Hiroshima e ficará exposto na Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, de 2 de agosto a 30 de setembro. A entraga é franca.

É possível agendar visitas para estudantes de ensino médio e de universidades. Para estes grupos a mostra prepara uma contextualização histórica do bombardeio. Além disso, os alunos aprenderão a fazer o tsuru – pássaro de origami que tornou-se símbolo da busca pela paz.

Uma das vítimas do ataque, a menina Sadako Sasaki, que tinha dois anos em 1945, passou a fazer tsurus de origami em manifestações pela paz, após descobrir que sua leucemia era consequência do bombardeio.

O lançamento das bombas sobre Hiroshima e Nagasaki completa 65 anos em 2010. As bombas atingiram as cidades japonesas em 6 e 9 de agosto de 1945. Estima-se que 220 mil pessoas morreram e milhares tiveram problemas por conta da exposição à radiação.

Serviço

"Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca mais esquecer!"
Data: 2 de agosto a 30 de setembro de 2010
Horário: 12h às 21h
Local: Associação Paulista de Medicina, Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo – SP
Informações: (11) 3188-4304