Sem categoria

Ban diz que mundo será mais seguro sem armas nucleares

Em mensagem à reunião de 4 mil prefeitos no Japão, Secretário-Geral da ONU volta a pedir avanços para agenda global de desarmamento.

As Nações Unidas voltaram a pedir o fim das armas atômicas para alcançar mais progressos em seu programa de desarmamento em todo o mundo.

O apelo foi feito numa mensagem do Secretário-Geral, Ban Ki-moon, enviada à Conferência para Abolição Total de Armas Nucleares até 2020.

A brasileira Socorro Gomes, presidente do Conselho Mundial da Paz, também está presente ao evento. Socorro também participará da Conferência Mundial pela Abolição das Bombas Atômicas e de Hidrogênio, que transcorre em Hiroxima e Nagasaki de 3 a 9 de agosto.

Prefeitos pela Paz

O evento ocorre na cidade histórica de Hiroxima, no Japão, atingida e destruída por uma bomba nuclear lançada pelos Estados Unidos em 1945.

A reunião, que deve terminar nesta quinta-feira, é organizada pelos "Prefeitos pela Paz", e conta com mais de 4 mil prefeitos de todo o mundo.

Ban disse que o desarmamento nuclear é constantemente descartado como um sonho, mas segundo ele, fantasia é pensar que armas nucleares podem garantir segurança e prestígio pelos países que as possuem.

Em outubro de 2008, Ban apresentou um plano de cinco pontos sobre eliminação de armas nucleares.

Na ocasião, ele pediu ao Conselho de Segurança para analisar outras maneiras de fortalecer a segurança no processo de desarmamento.

Ban Ki-moon deve viajar a Hiroxima, no próximo mês, para participar de uma cerimônia no Memorial da Paz, onde a cidade lembrará os 65 anos do criminoso ataque nuclear feito pelos Estados Unidos.

Da redação, com informações da Rádio das Nações Unidas