Sem categoria

Câncer de Lugo não o impedirá de concluir mandato, diz assessor

O câncer linfático do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, não o impedirá de governar ou completar os três anos que restam a ele no Executivo, asseguram nesta segunda fontes oficiais. "O presidente Fernando Lugo terá seu sucessor, mas em 15 de agosto de 2013", afirmou o chefe de Gabinete paraguaio, Miguel López Perito.

Ele pediu que não sejam feitas especulações sobre o estado de saúde do líder. A ministra de Saúde paraguaia, Esperanza Martínez, indicou que "este diagnóstico, em geral, não incapacita". "Temos uma candidata a presidente na República do Brasil, a senhora Dilma (Rousseff), que fez quimioterapia em toda sua campanha", exemplificou Martínez.

Lugo reapareceu brevemente em público no último domingo para abrir uma maratona de 42 km em homenagem ao bicentenário da independência paraguaia, dois dias depois de ser diagnosticado com câncer linfático.

Sua reaparição coincide com a divulgação neste domingo de novos exames que confirmaram que há outro gânglio linfático afetado, na região do tórax. O diagnóstico foi divulgado na sexta-feira com base em uma biópsia dos gânglios que foram retirados na quarta-feira.

Lugo, ex-bispo católico de 59 anos, partidário da Teologia da Libertação, viajará nesta terça-feira a São Paulo no avião oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser internado no hospital Sírio Libanês.

No hospital, serão realizados exames rigorosos para investigar o estágio da doença, seu tratamento e os medicamentos que deverá tomar, informou o médico de Lugo, Néstor Martínez.
A aparição deste domingo ocorreu em meio à surpresa que a notícia causou nos meios político.

Com agências