Dilma passa Serra no Rio Grande do Sul

Pela primeira vez na série de pesquisas Ibope no Rio Grande do Sul para a disputa pela Presidência, Dilma Rousseff (PT) ultrapassou José Serra (PSDB). O tucano caiu seis pontos, enquanto a candidata Dilma Rousseff subiu cinco pontos em relação à pesquisa anterior.

A pesquisa foi divulgada neste domingo pelo jornal Zero Hora.

Em meio aos gaúchos, a petista alcança 42%, contra 40% do adversário. No levantamento anterior, realizado entre 6 e 8 de julho, as posições eram invertidas. Na época, o tucano tinha 46% contra 37% de Dilma.

Dilma também ultrapassou o tucano José Serra na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos. A petista ultrapassou Serra, com 33% contra 31%.

Dilma obtém seu melhor índice entre os homens, com 46%, enquanto entre as mulheres chega a 39%. O tucano recebeu um percentual maior entre as mulheres: 42% a 37% obtido entre os homens.

Quando os dados são desdobrados pela idade, a petista registra o melhor desempenho entre aqueles de 30 a 39 anos (45%). No item escolaridade, Serra recebe o melhor índice entre aqueles com Ensino Superior (44%). Neste grupo, Dilma tem 38%. A petista alcança 44% entre os eleitores com Ensino Médio e entre aqueles com até a 4ª série do Ensino Fundamental.

Em relação à situação econômica, a petista registra o melhor desempenho (46%) entre os entrevistados com renda familiar entre dois e cinco salários mínimos. Já o tucano obtém 41% entre os eleitores com renda familiar acima de cinco mínimos.

Crescimento

Para o presidente do PCdoB/RS Adalberto Frasson, as pesquisas estão retratando a reação das ruas, "em todas as cidades e regiões temos visto o crescimento da candidatura de Dilma".

De Porto Alegre
Com agências
Gustavo Alves