Sem categoria

José Serra pode ficar sem palanque em Rondônia

O candidato ao governo de Rondônia, Expedito Junior (PSDB), recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois que teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). Com o mandato de senador cassado pelo TSE em 2009, acusado de abuso de poder econômico, o tucano está entre as 24 candidaturas barradas naquele Estado. Ele é o único candidato que apoia o presidenciável José Serra em Rondônia.

Apesar dos problemas, analistas locais acreditam que Expedito pode se livrar da Justiça Eleitoral e deixar as eleições no Estado acirradas. Estão na disputa os candidatos Confúcio Moura (PMDB), o atual governador João Cahulla (PPS), Eduardo Valverde (PT) e Marcos Sussuarana (PSOL).

Caso não tenha êxito no recurso, Expedito Junior pode deixar Serra sem palanque no Estado. Ele representa a coligação “Unidos para Avançar” dos partidos PSDB, PR, PSC, PTC, PT do B e PRB.

A candidatura Dilma Rousseff é apoiada por Confúcio da coligação “Aliança por Uma Rondônia Melhor para Todos” (PMDB,PDT, PCdoB, DEM e PRTB) e pelo deputado petista Valverde.

Já o governador Cahulla resolveu ficar em cima do muro e não apoiar ninguém para a Presidência. Ele faz parte da coligação “Avança Rondônia” (PP, PPS, PTB, PTN, PSDC, PV, PRP, PTN, PHS e PMN).

Quadro indefinido

Um dos favoritos para ir ao segundo turno, Confúcio Moura mantém cautela ao comentar o assunto. “Essa é uma campanha que ainda está muito embolada. Não há ninguém disparado e como são cinco candidatos acredito que teremos dois turnos”, disse o candidato ao jornal Diário da Amazônia.

Segundo ele, é possível que esteja acontecendo alguma manifestação ainda não sentida da sociedade ou nas pesquisas. “Nossa candidatura está crescendo bastante e quem sabe pode acontecer a vitória em primeiro turno. Isso não é previsível, é inusitado, mas é possível.”

Sobre a possibilidade de ele ir ao segundo turno, Confúcio diz que acredita na possibilidade. “Estou trabalhando para melhorar ainda mais nossa posição e fazer crescer nossa candidatura. Sinto que o povo quer mudança e nossa aliança oferece essa possibilidade com responsabilidade”.

De Manaus,
Iram Alfaia