Sem categoria

RPDC detém barco que ingressou em suas águas territoriais

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) deteve no último fim de semana um barco de pesa sul-coreano que entrou em suas águas territoriais e ainda não respondeu a Seul se liberará o barco e sua tripulação.

O barco pesqueiro de 41 toneladas e com uma tripulação de quatro sul-coreanos e três chineses foi detido pelas autoridades da RPDC dentro das águas da chamada Zona Econômica Exclusiva (ZEE), situada diante da costa oriental do país.

"Não houve nenhum relatório por parte da RPDC sobre o incidente. Nós também não tomamos novas medidas", além de instar as autoridades de Pyongyang a liberar os tripulantes, de acordo com as leis internacionais, segundo alegou à imprensa o porta-voz do Ministério da Reunificação sul-coreano, Chun Hae-sung.

Ao mesmo tempo, o porta-voz informou que seu país ainda desconhece exatamente o lugar e o momento que o barco de pesca foi capturado.

O incidente acontece no momento que a Coreia do Sul realiza uma séria de exercícios navais em massa com as forças navais dos ocupantes americanos, nas águas ocidentais da dividida Peninsula Coreana, os quais foram enérgicamente condenados pela RPDC.

Da redação, com agências