Siqueira participa de seminário sobre o Centro do Recife

Á convite da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife, o vereador e candidato a deputado estadual pelo PCdoB de Pernambuco, Luciano Siqueira, participou na semana passada do Seminário Soluções Viáveis para o Centro, realizado no auditório da sede da entidade classista, localizada no bairro da Boa Vista, área central da cidade.

Luciano Siqueira

O encontro integra uma série de eventos promovidos pela CDL e a ONG Observatório do Recife, com o apoio do parlamentar visando mobilizar a sociedade e o Poder Público municipal no sentido de resgatar, preservar e ordenar o centro expandido da capital pernambucana.

O primeiro encontro da série ocorreu em março deste ano quando Luciano Siqueira participou de debate promovido pela CDL sobre o tema “Mais atenção para o Centro – uma visão da Câmara Municipal do Recife”.

Em maio de 2010, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo parlamentar, promoveu audiência pública para debater a requalificação do Centro. O evento teve como debatedores o presidente da CDL, Sílvio Vasconcelos, os secretários municipais Isabel Viana, de Serviços Públicos, e Amir Schwartz, de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, e o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler.

Na ocasião, Luciano defendeu novos usos para a área central da cidade, bem como a criação de um movimento em defesa do Centro.

SEMINÁRIO

O Seminário Soluções Viáveis para o Centro teve como palestrantes, o coordenador de projetos especiais da Urbana/PE, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros, João Braga, o coordenador do Centro de Apoio ao Lojista da CDL, Paulo Monteiro, major Ricardo Fendes, representante da Secretaria de Defesa Social, e Milton Botler, presidente do Instituto Pelópidas Silveira, representando a Prefeitura do Recife.

Em sua palestra, Braga apresentou as ideias da Urbana-PE para melhorar o transporte urbano e facilitar o deslocamento das pessoas até o centro do Recife. “A saída passa pela oferta do transporte público de qualidade e eficiente, isso é mais importante que discutir o aumento de vagas de estacionamento”, destacou.

A temática de preservação e manutenção foi ressaltada por Paulo Monteiro, que apresentou um breve diagnóstico da limpeza urbana e da poluição sonora e visual no Centro. Sugeriu uma campanha de conscientização dos lojistas e prestadores de serviço.

Representando o secretário de Defesa Social Wilson Damázio, o Major Ricardo Fentes, da Polícia Militar, apresentou os números do combate à violência no Centro desde a instalação de câmeras de segurança e da implantação do projeto Quadrantes. Milton Botler, do ICPS, adiantou que o prefeito João da Costa deve lançar este mês o plano Recife em Ação no Centro, que deve incluir iniciativas para solucionar os problemas na Rua Sete de Setembro.

Assessoria de Comunicação do Vereador Siqueira