Candidato a federal e outras lideranças preparam adesão a Gaguim

Segunda-feira, 09 de agosto de 2010, 14h53m

Que o suplente de deputado federal, e até então candidato Júnior Marzola anuncia apoio a Gaguim esta semana, é coisa mais que acertada.

O que o Site Roberta Tum apurou de novo nesta segunda é que mais um candidato a federal até aqui na TLS, e um deputado estadual que está com Siqueira também vão aderir…
Sherlyton Ribeiro Gaguim e Ribeiro: cada dia mais próximosA campanha do governador Carlos Henrique Gaguim vai ganhar dois reforços importantes esta semana. Dois não, três. Se as fontes do Site Roberta Tum estiverem 100% corretas, pode chegar a cinco o número de lideranças expressivas. O primeiro nome já anunciamos em matéria publicada de manhã: Marzola deve apoiar Gaguim, e possivelmente transfere seus diretórios para Laurez Moreira.

Havia quem especulasse até o final de semana, que Marzola iria apostar suas fichas num candidato de Araguaína, e barganhar apoio para uma eventual candidatura à prefeito dentro de dois anos. Os nomes na lista eram César Hallum, ou Lázaro Botelho. Este último, se fizesse acordo destes teria que afastar possibilidade da própria esposa e ex-prefeita disputar.

Mas a maior colaboração de Marzola é desfalcar as bases da senadora Kátia Abreu (DEM), de quem se tornou de companheiro em desafeto em poucos meses. Nesta lógica, levar a Faet a apoiar Laurez, que é da região Sul, tem sentido.

Mais um federal, um estadual e dois líderes

À boca pequena, a conta feita nos bastidores da coligação Gaguista é que além de Marzola, outro candidato a deputado federal lançado na coligação Tocantins Levado a Sério pode desistir de disputar e apoiar Gaguim ainda esta semana. Na mesma roda, ouvi que um deputado estadual Siqueirista também adere.

A intenção dos coordenadores da área política da campanha é gerar fatos novos – leia-se apoios de insatisfeitos com a coligação adversária – toda semana. Em especial, às quartas-feiras. Além dos dois candidatos a federal, um deputado estadual, duas outras lideranças expressivas da região de Araguaína estariam na lista.

Brasília quer Ribeiro com Gaguim

Outro fato interessante que já é notado no front da campanha governista é uma tendência natural de boa parte dos prefeitos que apóiam Gaguim desde o começo do mandato tampão, apoiarem o senador João Ribeiro (PR) para a reeleição. Fontes do Site RT em Brasília garantem que a tendência da cúpula da campanha de Dilma é fazer tudo para que Ribeiro apóie Gaguim. “É muito estranho esse apoio dividido”, explicam.

Assim, nos próximos dias, o caminho natural diante da falta de resistência do próprio governador em impedir esta dobrada informal, é que Ribeiro se aproxime mais também de Gaguim, liberando os seus prefeitos para apoiá-lo. Anotem bem: em menos de 30 dias, a posição do PR pode ficar muito dúbia. É que quando o comando permite a dispersão, a base acompanha. Se na cabeça a dobradinha pode variar, por que nas proporcionais também não?

Se a moda pegar, vai ter gente votando Gaguim, Ribeiro e Marcelo. E quem roda nessa história chama-se Paulo Mourão (PT).